Gosto de ir experimentando novas receitas, até porque alimentar um blog assim o exige, muito embora as que se tornam favoritas sejam repetidas, muitas vezes a pedido ("Então quando fazes outra vez aquele bolo de..." ou "Há tarte de amêndoa?").
Desta vez do forno saiu um Bolo de Polenta e Lima! A inspiração veio de uma receita do livro 200 Receitas de Bolos e Bolachas, mas (como já é hábito) com algumas alterações. A receita original que, além das diferenças, sugere a adição de umas caldas de morango ou limão, deve ser bastante boa, mas este também resultou muito bem e agradou à clientela cá de casa.
Ingredientes:
175 g de açúcar demerara (ou amarelo)
5 ovos
100 ml de óleo vegetal
1 embalagem de iogurte natural
raspa e sumo de duas limas (limão)
125 g de farinha de trigo
125 g de polenta
1 colher de sopa de fermento (ou de acordo com as indicações do fabricante)
Bater os ovos com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Adicionar o óleo e continuar a bater. Em seguida, juntar o iogurte e, depois, o sumo e a raspa das limas. Peneirar as farinhas e o fermento juntos, deitando fora os bocados de polenta que não passem na peneira. Envolver bem a massa e levar a cozer numa forma untada e polvilhada de farinha em forno aquecido a cerca de 180º.
A receita original sugere que o bolo seja regado com uma calda de morangos cozidos em vinho ou com uma calda de limão. Para quem prefira um bolo um pouco mais trabalhado, pode regar o bolo inteiro ou as fatias com uma calda feita com o sumo de citrinos (simples ou misturados) e açúcar que leva a ferver em lume brando até o açúcar se dissolver.
Bom apetite!
Manuela, cá está ele! Bolinho bom :) Por cá também já vai sendo hábito o bolinho de fim-de-semana. Sabe tão bem. Desta vez foi um de fubá e laranja, inspirado no brasil. Este de polenta e lima agradou-me, como vem sendo hábito nos teus bolinhos.
ResponderExcluirUm beijinho.
Olá Ginja!
ResponderExcluirEstivemos em sintonia, ambos os bolos com farinha de milho e citrinos. Ainda estive na dúvida em fazer o meu com laranja (não tinha mesmo era o limão sugerido na receita!).
Quando nos mostras o teu bolo? Os teus também têm sempre tão bom aspecto! Ainda nunca fiz bolo com courgete e quando vi no teu blog fiquei com curiosidade.
Bjnhos e boa semana
Hummm, com limão deve ser a perdição. Ficou lindo! Bjos
ResponderExcluirObrigada Mirella!
ExcluirO limão dá aquele sabor e aroma tão característicos e que eu, pessoalmente, adoro.
Bjnhos