Uma sopa deliciosa e nutritiva, pode ser seguida de uma alternativa leve, contribuindo para uma refeição equilibrada. Por isso, hoje trago um Creme de Espargos, bem saboroso!
Este creme pode ser feito numa versão rica, com natas, gemas e engrossado com farinha, ou nesta versão exclusivamente vegetal. Levíssimo e com um sabor bem distintivo, não deixa de ser cremoso e tem muito menos gordura do que a versão cremosa tradicional.
Ingredientes:
1 molho de espargos brancos
1chuchu
1 cebola
4 dentes de alho
cebolinho
Água, sal, azeite e pimenta qb.
Refoga-se a cebola picada grosseiramente no azeite, acrescentando-se o alho cortado, pouco depois. Juntam-se os espargos cortados em rodelas e lavados, com excepção das pontas que se guardam para acrescentar no final. Adiciona-se o chuchu cortado em pedaços pequenos, tempera-se de sal e deixa-se estufar por algum tempo. Entretanto, ferve-se cerca de um litro de água. Quando a água estiver bem quente, junta-se aos legumes, tapa-se a panela (deixar uma abertura para não ir pelo lume) e deixa-se cozer. À parte, cozem-se as pontas dos espargos em água com sal. escorrem-se (aproveitando a água na cozedura da sopa) e reservam-se. Quando todos os legumes estiverem cozidos, reduzem-se a puré com a ajuda da varinha mágica (mixer), rectifica-se o tempero, acrescentando também um pouco de pimenta moída na altura. Adicionam-se as pontas dos espargos previamente cozidas e o cebolinho picado. Deixa-se ferver mais alguns minutos e está pronta a servir.
Espero que gostem!
Manuela,
ResponderExcluirQue tal o regresso?
Olha sabes que por aqui tb se come mt pouca carne, e estas alternativas são sempre excelentes. É pena que tanta gente aidan pense que em todas as refeições se tem de comer carne ou peixe...
bjs e boa semana
Olá Ana!
ExcluirO regresso é sempre um pouco agridoce. Esta já é a nossa casa, mas custa deixar a família e os amigos. Embora para os rapazes tenha de fazer algo mais substancial, para mim uma sopa e uma fruta, um pouco de bom queijo é mais que suficiente...
Boa semana e beijinhos
Eu prefiro os cremes assim, só com vegetais, sem natas e farinha. Um creme que aquece e forra o estômago, para depois comermos algo mais leve. Por aqui também estou cada vez mais adepta de fazer algumas refeições sem carne. E a sopa é sempre uma constante!
ResponderExcluirUm beijinho.
(já há novo desafio da Dorie, granola grabbers!)
Olá Ginja!
ExcluirJá vi o desafio e vou tentar participar. Como o bolo do fim de semana já quase acabou, talvez as faça já amanhã. Depois conto como foi.
Bjkas
Manuela, a sopinha está um regalo nessa taça linda a lembrar a pré história :) Também cá em casa o forte são os legumes e as carnes brancas, mas lá de vez em quando tem de sair carne vermelha porque o homem adora:)
ResponderExcluirBeijinhos
Olá Susana,
ExcluirComo eu te entendo. às vezes não me escapo ao bife com ovo a cavalo!!
Bjnhos e boa semana
Eu adorei a sugestão.
ResponderExcluirCá em casa também reduzi nas carnes vermelhas, aliás já nem me lembro a última vez que a come-mos.
Beijnhos
Obrigada Cidália! É importante todos irmos tendo esta atitude. Um beijinho também e uma óptima semana.
ResponderExcluir