domingo, 29 de janeiro de 2012

Bolo de Polenta e Lima

Chegada de duas semanas de férias em Portugal, é tempo de regressar à rotina! E uma das rotinas cá de casa é o bolo semanal (não que dure necessariamente uma semana!). Um bolo sem recheios ou coberturas (porque os rapazes não apreciam!) e sem excessos de açúcar ou gorduras.

Gosto de ir experimentando novas receitas, até porque alimentar um blog assim o exige, muito embora as que se tornam favoritas sejam repetidas, muitas vezes a pedido ("Então quando fazes outra vez aquele bolo de..." ou "Há tarte de amêndoa?").




Desta vez do forno saiu um Bolo de Polenta e Lima! A inspiração veio de uma receita do livro 200 Receitas de Bolos e Bolachas, mas (como já é hábito) com algumas alterações. A receita original que, além das diferenças, sugere a adição de umas caldas de morango ou limão, deve ser  bastante boa, mas este também resultou muito bem e agradou à clientela cá de casa.




Ingredientes:
175 g de açúcar demerara (ou amarelo)
5 ovos
100 ml de óleo vegetal
1 embalagem de iogurte natural
raspa e sumo de duas limas (limão)
125 g de farinha de trigo
125 g de polenta
1 colher de sopa de fermento (ou de acordo com as indicações do fabricante)

Bater os ovos com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Adicionar o óleo e continuar a bater. Em seguida, juntar o iogurte e, depois, o sumo e a raspa das limas. Peneirar as farinhas e o fermento juntos, deitando fora os bocados de polenta que não passem na peneira. Envolver bem a massa e levar a cozer numa forma untada e polvilhada de farinha em forno aquecido a cerca de 180º.




A receita original sugere que o bolo seja regado com uma calda de morangos cozidos em vinho ou com uma calda de limão. Para quem prefira um bolo um pouco mais trabalhado, pode regar o bolo inteiro ou as fatias com uma calda feita com o sumo de citrinos (simples ou misturados) e açúcar que leva a ferver em lume brando até o açúcar se dissolver.

Bom apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. Manuela, cá está ele! Bolinho bom :) Por cá também já vai sendo hábito o bolinho de fim-de-semana. Sabe tão bem. Desta vez foi um de fubá e laranja, inspirado no brasil. Este de polenta e lima agradou-me, como vem sendo hábito nos teus bolinhos.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ginja!
    Estivemos em sintonia, ambos os bolos com farinha de milho e citrinos. Ainda estive na dúvida em fazer o meu com laranja (não tinha mesmo era o limão sugerido na receita!).
    Quando nos mostras o teu bolo? Os teus também têm sempre tão bom aspecto! Ainda nunca fiz bolo com courgete e quando vi no teu blog fiquei com curiosidade.
    Bjnhos e boa semana

    ResponderExcluir
  3. Hummm, com limão deve ser a perdição. Ficou lindo! Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mirella!
      O limão dá aquele sabor e aroma tão característicos e que eu, pessoalmente, adoro.
      Bjnhos

      Excluir