domingo, 13 de novembro de 2011

Livros e Tachos #2 - O Segredo de Frida Kahlo

"O Segredo de Frida Kahlo" é um romance sobre a vida da artista, que em torno e a propósito de um conjunto de episódios fantásticos, faz surgir um suposto caderno de receitas de Frida, que encerraria as suas receitas favoritas.


Edição Brasileira disponível na Livraria Cultura

"Depois de sofrer um terrível acidente de bonde e morrer pela primeira vez, Frida encontra sua Madrinha, a Morte, com quem faz um acordo para voltar a viver, e deverá preparar todos os anos uma oferenda para lembrar seu pacto. A partir de então, Frida anota cada banquete de Dia dos Mortos num caderno de capa preta que guarda com todo zelo e que chama de 'Livro da erva santa'.

Enquanto o ritual se cumpre pontualmente, sua existência se desenvolve de modo impetuoso, cheia de arrebatamento e dor. Conhece o homem com quem compartilhará a vida - Diego Rivera - e que marcará o começo de sua segunda morte. Juntos irão saborear a traição e também a paixão pela arte.

Frida ama e deseja com loucura, mas vive dias emprestados; seu corpo dolorido e destroçado jamais lhe permitiu esquecer que sua Madrinha arrancava-lhe a alma, pedaço por pedaço, e que o encontro final entre elas estava cada vez mais próximo."



O livro apresenta cerca de quarenta receitas, maioritariamente da cozinha mexicana! Se é verosímil que que Frida tenha sido uma excelente cozinheira e tenha possuído um caderno de receitas, não sei dizer, embora não me pareça impossível, dado o seu apreço pela cultura do seu país!

Convém, todavia, nunca esquecer que este é um exercício de ficção que até tem um pé no campo do fantástico. Por isso, os admiradores de Frida Kahlo não devem esperar aqui, necessariamente, um absoluto rigor dos factos, mas sim uma perspectiva diversa e, eventualmente, completamente romanceada de uma outra característica desta mulher tão marcante!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

  1. Quero agradecer ao José Herdeiro (Blog Luso-Carioca) que me enviou este simpático comentário:

    "Fiquei muito satisfeito de teres dado destaque a esta grande mulher que foi FRIDA KAHLO. Há já alguns anos que ela me tinha chamado à atenção, especialmente desde que vi no Monumental um filme sobre a sua vida "FRIDA" que recomendo.
    Tenho desde então esscrito nos meus blogs matérias sobre ela, o ultimo dos quais ainda há 1 semana atrás, no blog A TRANCA, motivado por uma Exposição patente ao publico no Museu da cidade, em Lisboa, sob o tema "Frida Kahlo, a mulher para além da artista".

    Espero ainda ir ver a exposição!

    ResponderExcluir
  2. Sou uma grande admiradora de FRIDA, e já tive o prazer a adorar parte da sua obra ao vivo! Desconhecia a existencia deste livro, vou ver se o encontro por estas bandas...
    Grande bem haja!

    ResponderExcluir
  3. Olá pammy,
    Não conheço nenhuma edição Portuguesa. Mas poderá ser uma questão de tempo.
    Boa semana!

    ResponderExcluir