quarta-feira, 20 de junho de 2012

Mousse de Chocolate

Quando não se quer falhar numa sobremesa que agrade à maioria das pessoas, não há nada como uma mousse de chocolate. Apela às memórias da infância e à tradicional pergunta: "É caseira?"




E esta não podia ser mais caseira. Plena de chocolate rico em cacau, e com meia dúzia de ovos, tem tudo o que uma mousse de chocolate merece. A receita foi-me dada por uma amiga (mais uma portuguesa recentemente chegada ao Brasil) que também tem gosto pela cozinha e muita mão para os doces. Para ela o meu muito obrigada, pois esta sobremesa fez um sucesso no almoço de amigos a que a levei!




Ingredientes:
6 ovos
90 g de açúcar
1 tablete de chocolate de 200g (70% cacau)
1 1/2 colher de sopa de manteiga sem sal

Partir a tablete em quadrados e levar a derreter, em banho maria, juntamente com a manteiga. Entretanto bater as claras com o açúcar até obter um ponto muito firme (próximo do que se utiliza para fazer merengue). Quando o chocolate estiver derretido e bem misturado com a manteiga, bater as gemas e ir adicionado o chocolate aos poucos, mexendo energicamente. Quando todo o chocolate estiver misturado com as gemas, adicionar às claras batidas com açúcar e envolver cuidadosamente de forma a que fique homogéneo, mas sem desarmar as claras. Colocar numa taça grande ou em taças individuais e levar ao frigorífico (geladeira).




A mousse de chocolate é uma sobremesa fácil de fazer e que causa sempre a delícia de quem a come. Pode servir simples ou decorada com nozes partidas ou amêndoas lascadas.

Bom apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 comentários:

  1. O meu filho anda a pedir para fazer mousse e eu nunca fiz pois não gosto... acho que é desta e com esta receita que vou experimentar.

    ResponderExcluir
  2. Não há quem resista a uma mousse de chocolate?
    Rica, pura, gulosa e atrevida. Eu nem faço muitas vezes porque já sei que depois abuso. Irresistível essa tua receita.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  3. Mousse de chocolate...uma maravilha maravilhosa
    ;)

    ResponderExcluir
  4. Oh Manuela, as saudades que já tinha de passar por aqui... Mousse caseira é provavelmente a melhor coisa do mundo! Fiz agora nas férias, para o meu pai; com ovos super frescos acabadinhos de ir buscar à capoeira!! hehe
    Beijinho e um feliz Solstício :)

    ResponderExcluir
  5. Um gosto chegar a este blogue. Sou diabética, portanto a doçaria é
    sempre um problema para mim, mas para já vou experimentar as sardinhas.
    Bj.
    Irene

    ResponderExcluir
  6. Eu sou louca por musse de chocolate, não faço muitas vezes em casa porque não consigo parar d comer..então deixo mesmo para ocasiões especiais =)

    ResponderExcluir
  7. Uma receita muito boa e pelo aspeto a mousse deve ter ficado maravilhosa :))
    Adoro mousse!
    A minha receita é sensivelmente igual, só que faço com açúcar amarelo.
    Bom resto de Domingo e beijo.

    ResponderExcluir