quarta-feira, 24 de abril de 2013
Bolo Marroquino de Laranja e Um Aniversário
Ontem foi o 15º aniversário do meu filhote e queria fazer um bolo pequeno mas diferente para servir no final do jantar em família.
Uma foto do blog Cozinhar Sem Lactose chamou-me a atenção para este Maroccan Orange Cake publicado pelo blog Kitchen Confidante. Estava encontrado o bolo e foi certamente uma excelente escolha, pois o bolo é delicioso.
Ingredientes:
(Para o Bolo)
1/2 chávena (125 ml) de miolo de pão moído(usei pão italiano sem côdea que é um pão mais parecido com o pão alentejano)
1 chávena (250 ml) de miolo de amêndoa moído (não retirei as peles)
1 colher de chá de fermento
1 chávena (250 ml) de açúcar
4 ovos
100 ml de óleo
Raspa de 1 laranja
Raspa de 1 limão (siciliano)
(Para a Calda)
Sumo de 1 laranja
Sumo de 1 limão
4 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de Grand Marnier
1 Pau de canela
2 cravos de cabecinha (cravos da Índia)
Juntar as raspas de laranja e limão ao açúcar e mexer bem de forma a libertar os respectivos óleos aromáticos. Acrescentar os ovos e bater até obter uma mistura homogénea, cremosa e leve. Acrescentar o óleo vegetal e bater mais um pouco. Adicionar o fermento, o miolo de pão e a farinha de amêndoa. Envolver bem. Untar uma forma redonda de fundo amovível com cerca de 20 cm de diâmetro. Nesta forma fica mais baixo e parecido com uma tarte, sendo a dimensão ideal para efectuar a cozedura deste tipo de bolo. Como queria que ficasse com ar de bolo, utilizei uma forma com um diâmetro menor. Por isso ou porque abri a porta do forno a meio da cozedura (totó!) abateu um pouco no centro (ups!). Levar a cozer em forno aquecido a 180ºC até que ao ser picado com um palito este saia seco. Enquanto o bolo coze, preparar a calada com o sumo de citrinos, o açúcar, o licor de laranja e as especiarias. Para os mais gulosos sugiram que sigam a receita original que prevê mais açúcar. No entanto este deverá ser sempre regulado, caso a caso, em função do gosto do cozinheiro e do grau de acidez dos frutos. Deixar reduzir, retirar o pau de canela e os cravos e regar o bolo que ainda deve estar quente. Quando desenformar o bolo, fure a superfície com um palito para que a calda penetre bem no bolo, humedecendo e acrescentando ainda mais sabor ao miolo.
O bolo fica com uma textura suculenta, saborosa e rica, em que o sabor das amêndoas se mistura com o travo dos citrinos. Ontem estava muito bom e hoje ainda está melhor! Como já comi três fatias e já resta muito pouco receio que não venha a ser capaz de vos relatar quão magnífico fica ao fim de três dias!
Mas só por isso não deixem de o fazer e tentar esperar... se conseguirem!
Bom apetite!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O bolo parece mesmo muito bom...bem molhadinho!
ResponderExcluirbeijinhos :)
Será que ainda vou a tempo para uma fatia? Já não devo ir... fivou lindo1
ResponderExcluirbeijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/
Ficou tão bonito esse bolo! Os meus parabéns!
ResponderExcluirEspetáculo! Vi que reduziste a quantidade de óleo, também achei que a quantidade indicada na receita era demais! Um dia destes publico o meu! :-)
ResponderExcluirFicou lindo :D Até fiquei a babar :D
ResponderExcluirParabéns ao teu filho :D
Beijinhos e tem uma boa noite :D