terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Uma Tarde na Praia

Muitas pessoas associam o Brasil a praias paradisíacas e, portanto, a nossa estada cá a uma eterna vida de veraneio e pé na areia. Nada podia estar mais longe da verdade. O Brasil é um país enorme e, apesar da sua imensa costa, na sua maioria o território é interior e, de acordo com os padrões portugueses bem longe do mar.

É o nosso caso, vivemos a mais de 100 km da praia mais próxima quando dantes estávamos a cerca de dez minutos. A seguir às pessoas, acho que nada me faz mais falta!




Na verdade, apesar de ter nascido no interior do país (que adoro!), fui, ainda bebé de colo para Lisboa
e, depois, para Espinho, onde adormecia ao som das ondas do seu mar revolto. Anos mais tarde voltei para a zona de Lisboa para bem perto do mar e, por isso, ele tem sido uma das constantes da minha vida.




Quando cheguei este Janeiro a Portugal, uma das prioridades que levávamos definidas era de ir ver o mar, passar uma tarde na praia, ir almoçar com o pé na areia. Todas as metas foram alcançadas, com os bonitos dias de sol que fizeram e não podíamos ter ficado mais felizes por ter voltado a estes lugares familiares, aos sons e cheiros que só a beira mar nos dá.




No Inverno as praias têm manos gente, há restos que o mar trás e deixa sobre a areia, pequenas conchas brilhantes, folhas, paus, penas e troncos, pedaços de corda, por vezes algum lixo (culpa nossa!). E as ondas trazem a espuma e o murmúrio dos tempos e, depois, voltam a partir...

Eu também... voltei para o lado de cá do mar, mas sei que as saudades me vão levar de volta mais uma vez até essas dunas douradas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 comentários:

  1. Eu também não saberia viver sem o mar. Tenho o privilégio de morar numa cidade cheia de luz, com mar e rio. E as caminhadas na praia à beira-mar, de inverno e verão, são bem apreciadas :) Gostei das fotos e do texto.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ginja!
      O mar faz parte da vida da maior parte dos portugueses, e quando estamos longe sentimos muito a sua falta.
      Bjnhos

      Excluir
  2. O mar para mim é muito importante é como o ar que respiro. Quando fui viver para o Alentejo estranhei muito a falta do mar. O horizonte que via era a junção do ceu e a terra. Sentia-me agoniada. Sempre que ia ao Algarve e via o mar recarregava baterias. Agora sinto-me feliz porque a morar numa ilha não há lado nenhum que olhe e não o veja :)
    As tua imagens são lindas, muito transparentes.


    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Susana!
      Que bom deve ser viver numa ilha. Estive durante uns tempos a trabalhar em cabo Verde e adorei...
      Bjnhos

      Excluir
  3. Sente-se nostalgia no tom, mas este cantinho deu-te a luz e o sol necessário para sentires o mar bem de perto e para levar umas reservas para aí (gosto das fotos)
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mané!
      Carreguei as baterias, e agora vou viver durante uns tempos desta energia.
      Obrigada pela tua mensagem.
      Bjnhos

      Excluir