No passado dia 19 de Maio teve lugar o World Baking Day, apelando a organização a que todos, miúdos e graúdos, fossemos para a cozinha e preparássemos um bolo. O site disponibilizava 100 sugestões, organizadas por níveis de dificuldade, permitindo a todos, independentemente da experiência e conhecimentos técnicos, participar com sucesso nesta iniciativa.
O Cravo & Canela escolheu a Rustic Nut Tart (nível 89), que hoje partilha convosco. A tarte é linda e deliciosa (embora um nadinha doce demais para o meu gosto), e tem recolhido os melhores elogios junto de quem a tem provado.
Vale a pena experimentar!
Ingredientes:
(Para a Massa)
275 ml (2, 5 cups) de farinha
60 ml (1/4 cup) de açúcar
1/8 de colher de chá de sal
100 g de margarina cortada em cubos
4 ou 5 colheres de natas (creme de leite)
(Para o Recheio)
125 ml (1/2 cup) de açúcar demerara
60 ml (1/4 cup) de mel
100 g de margarina
60 ml (1/4 cup) de natas (creme de leite)
275 ml (2,5 cups) de nozes grosseiramente picadas (tostar ligeiramente no forno)
185 ml (3/4 cup) de amêndoas com pele grosseiramente picadas (tostar ligeiramente no forno)
185 ml (3/4 cup) de avelãs grosseiramente picadas (tostar o suficiente para saírem as peles quando esfregadas dentro de um pano)
2 colheres de sopa de rum envelhecido
1 colher de chá de essência de baunilha
Preparar a massa numa tigela grande, combinando o açúcar, a farinha e o sal. Esfarelar a margarina nos ingredientes secos até ficar com aspecto de crumble. Juntar as natas e amassar até ficar com uma massa macia. Formar uma um círculo com uns dois centímetros de espessura, cobrei com película aderente e guardar no frigorífico (geladeira) durante 30 minutos. Colocar a massa sobre uma folha de papel vegetal e estender até obter o diâmetro da forma de tarte que vai utilizar. Forrar a tarteira e acertar o excesso de massa em torno da beirada da forma. Levar ao frigorífico (geladeira) mais 30 minutos. Passado este tempo, picar o fundo da tarte com um garfo, forrar o fundo da massa com um pouco de papel vegetal e colocar pesos para tarte ou feijão seco para evitar que a massa empole durante a primeira fase da cozedura. Levar a massa a cozer em forno aquecido a 180ºC durante cerca de 15 minutos. Retirar os feijões e o papel e deixar cozer mais cinco minutos, não deixando a massa passar de um ligeiro dourado. Retirar do forno e deixar arrefecer.
Numa caçarola de tamanho médio juntar o açúcar demerara, o mel e a margarina. Deixar cozinhar até começar a fervilhar, mexendo constantemente para que não se queime ou peque ao fundo da panela. Retirar do lume e acrescentar as natas, mexendo bem. Juntar as nozes, as amêndoas, as avelãs, o rum e a baunilha, mexendo até que a mistura esteja bem homogénea. Deitar este recheio na crosta de massa pré-cozida, distribuindo bem por toda a superfície. Levar ao forno aquecido a 150ºC e deixar cozinhar durante cerca de 20 minutos. Terminado este tempo de cozedura, o recheio até pode estar um pouco móvel mas tenderá a solificar à medida que arrefece. Se a massa estiver a ficar muito escura, cobrir a tarte com uma folha de alumínio ou de papel vegetal. Retirar do forno e deixar arrefecer pelo menos três horas antes de cortar e servir.
Bake Brave e Bom Apetite!
Também fiquei com esta tarte debaixo de olho e, agora que a vi aqui, com a certeza de que tenho de experimentar! Ficou linda.
ResponderExcluirBeijinhos
Que bom aspecto! Deve ser uma delícia.
ResponderExcluirBeijinhos
Ficou absolutamente linda esta tarde :D Que delícia de receita :D
ResponderExcluirBeijinhos e tem um bom resto de dia! :D
As fotos sem dúvida falam por si, Manuela!
ResponderExcluirTem um aspeto fantastico e nota-se esse doce que tu dizes! Adoro frutos secos e só de olhar fico aqui a babar!!
Uma bela participação.
Um beijinho.
Adorei o aspecto. Deve ser delicioso. Beijinhos
ResponderExcluirEsta tarte era a minha escolhida para o dia mas houve outro que passou à frente.Mas esta está na lista sem dúvida!!!
ResponderExcluirFicou uma maravilha...
Bjoka
Rita
Essa tarte está uma tentação...
ResponderExcluirbeijinhos :)
Essa torta parece muito atraente
ResponderExcluirabraço
Daniel Deywes
http://feitonahora.blogspot.com
Delicia, maravilhosa participação.
ResponderExcluirBeijinhos
Carla Sofia
http://amadeirensecarlasofia.blogspot.pt
Que linda ficou!
ResponderExcluirQue delicia, Manuela, ai sobrou uma fatia???
ResponderExcluirBeijocas
Paula
Uau! Que aspeto! Deve ser maravilhosa! Acho que vou fazer uma adaptação sem lactose desta receita. :-)
ResponderExcluir