sábado, 5 de novembro de 2011

Andar pelas Portas a Pedir os Santos

Hoje em dia, cada vez mais esquecemos as nossas tradições e aderimos a modas estrangeiras, bem preparadas por enormes campanhas de marketing e sustentadas por um comércio que as justifica e delas necessita.

É o caso, entre outros, do dia das Bruxas ou Halloween! Tradição que não é nossa, mas a que vamos aderindo em maior ou menor grau. Já todos deixámos as crianças mascarar-se, ir pedir os Trick or Treat, escavámos abóboras ou até, mesmo, colocámos um chapéu de bruxa.



Certamente que nos divertimos e passámos um bom bocado com os nossos filhos e amigos! Não sou radical ao ponto de renegar costumes de outros países, acho-os interessantes e dignos da nossa atenção. Mas, por outro lado, muito do que vemos nesta altura é um arremedo do que é esta data e tradição nos seus países de origem, é em grande medida um fenómeno comercial e, acima de tudo, abafa as tradições que são nossas e que importa não esquecer!

É nossa a tradição de pedir o "Pão por Deus" no dia de Todos os Santos, prática que segundo se pensa radica na Lisboa de 1756 (ano a seguir ao Grande Terremoto), em que as pessoas, empobrecidas e famintas, no dia do aniversário da calamidade foram pela cidade pedir pão. Até meados do século passado ainda se pedia, hoje parece quase totalmente em desuso.


(Aldrabas de Porta de Castro Verde e Mértola)

No Alentejo, de onde sou originária, ia-se pelas portas a pedir "Os Santos". As ofertas podiam ser pequenos bolos, frutos secos ou qualquer guloseima (menos comum!) que, aqueles a quem batiam à porta,   davam a quem aparecia.


(Aldrabas de Porta de castro Verde e Mértola)

Gostaria de ver estas tradições retomadas e julgo que em algumas localidades do país ainda sobreviverão fruto da carolice de alguns.  Este dia, que para mim, tem a ver com a partilha do que se guardou do Verão com aqueles que têm menos, e o dia seguinte, de Finados, com as lembranças dos que amamos e já não estão connosco, apresenta-se-me como um dia de reflexão, de gratidão e de memória antes de atravessar o duro Inverno!

Muitos dos momentos que recordo com as minhas avós e tias que já partiram, foram passados à mesa ou na cozinha, a conversar sobre como era noutros tempos. Vamos remexer nas gavetas e arcas, nas reais e nas da memória, e procurar os caderninhos de receitas e as lembranças doces que nos trazem!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Era muito agradável "pedir os santos" no Dia de Todos os Santos que era (é?) no dia 1 de Novembro, um dia festivo, sendo o dia 2 de Novembro o Dia de Finados. Tinha diversas designações, conforme a região. Há alguns anos, começou a festejar-se o Halloween, no dia 31 de Outubro, que se tornou uma mistura da tradição portuguesa com a tradição anglo-saxónica, seguindo a enorme influência que aqueles países estrangeiros e a sua cultura começaram a ter sobre os portugueses.

    ResponderExcluir