Mais uma segunda-feira e mais uma receita sem carne. A natureza dá-nos imensos vegetais ricos em proteínas que podem perfeitamente substituir a proteína animal nas nossas refeições. As leguminosas (feijão, grão, soja) são, por excelência, fontes ricas em proteínas e, por conseguinte, elementos importantes numa dieta equilibrada.
Esta segunda-feira, escolhi um prato da cozinha Alentejana: Feijão Guisado com Abóbora. É delicioso, nutritivo, económico e ecológico, para além de ser rápido e fácil de confeccionar. Acho que não se pode desejar ou exigir mais de uma refeição!
É uma receita que fazemos frequentemente cá em casa e pode ser comido simples (eu gosto com umas sopinhas de pão!) ou com um ovo escalfado no próprio caldo do feijão.
Em Portugal costumo fazer com Feijão Manteiga (e quem tenha menos tempo, pode comprar já cozido, em lata ou frasco). Hoje experimentei com Feijão Jalo (é um feijão de bagos amarelados, de sabor delicado e a lembrar castanhas) e gostei muito.
Ingredientes:
1/2 kg de feijão (manteiga, jalo ou outro da vossa preferência)
1/2 kg de abóbora
1 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
Azeite, sal e pimenta qb.
Deixa-se o feijão de molho de véspera e no próprio dia coze-se em água e sal (ou abre-se uma lata de feijão!). Faz-se um refogado com o azeite, a cebola e os alhos picados. Junta-se o feijão e o respectivo caldo, temperando-se com um pouco de pimenta, moída na hora, e uma folha de louro, Adiciona-se a abóbora cortada em cubos. Tapa-se o tacho e deixa-se cozer em lume brando, prestando atenção para que não se pegue ao fundo do tacho. Quando a abóbora estiver branda e o molho espesso, está bom para servir. Quem gostar dos ovos escalfados, deve colocá-los quase no final da cozedura.
Pode ser servido acompanhado de fatias de pão ou, para quem preferir, com um pouco de arroz.
Bom apetite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário