domingo, 11 de dezembro de 2011

Tortellini de Ricotta e Espinafres para uma Segunda Sem Carne

Durante a visita a Itália, em Julho passado, formulei dois objectivos (culinários) para o segundo semestre de 2011: aprender a fazer gelados e a fazer massas frescas recheadas. Com os gelados lá tenho ido tentando, com maior ou menor sucesso, mas as massas ainda não tinha sequer feito a primeira tentativa e já estávamos em Dezembro. Em minha defesa, tenho a argumentar que esta mudança de hemisfério me traz um pouco confusa no que diz respeito à altura do ano, pois nada, excepto a evidência do calendário, me faz pensar que estamos em Dezembro!




Foi assim, perante a urgência de um dead line que se aproxima, que me resolvi por as mãos na massa e fazer estes Tortellini recheados com Ricotta e Espinafres. Os espinafres orgânicos são da horta cá de casa e o queijo é fácil de encontrar em qualquer supermercado. Fiz um recheio muito semelhante ao que costumo fazer para os canellonis e a receita da massa retirei do livro Cozinha Italiana da Parragon Books, excluindo os espinafres pois tratava-se de uma massa verde.

A massa ficou boa, mas como tenho muitas outras receitas, nas próximas oportunidades vou experimentá-las até descobrir a que me pareça melhor. As quantidades apresentadas dão para cerca de 24 Tortellini de bom tamanho.




Ingredientes:
(para a massa)
200 g de farinha
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de fermento
2 ovos
1 colher de sopa de azeite

(para o recheio)
200 g de folhas de espinafre
150 g de queijo ricotta
50 g de queijo parmesão
1 ovo
Sal, pimenta e noz moscada qb
1 ovo para colar a massa

Molho de tomate e queijo ralado para acompanhar

Misturar o fermento e o sal com a farinha, fazer uma cavidade no centro onde se deita o azeite e os ovos batidos. Ir misturando com a farinha e quando estiver bem integrado, amassar energicamente, até que fique uma massa elástica e macia. Envolver em película aderente e reservar durante cerca de 30 minutos.

Lavar bem as folhas de espinafre e dar uma fervura, com pouca água, só até ficarem um pouco moles. Escorrer e espremer para tirar o máximo de água. Picar finamente com uma faca. Passar o ricotta no processador de alimentos (123) até ficar bem macio. Juntar os espinafres, o ovo batido, o parmesão ralado (na altura), o sal, a pimenta moída no momento e a noz moscada acabada de raspar. Misturar bem, até ficar homogéneo.

Esticar a massa com o rolo numa superfície polvilhada de farinha, ou utilizar um esticador de massa (está na minha wish list!) e cortar círculos com cerca de 8 cm de diâmetro (usei um pequeno utensílio que corta e dobra o tortellini, fechando-o e selando-o). Colocar uma colher de chá do recheio no centro da massa, passar um pouco de ovo batido na beira da massa e fechar, pressionando a orla exterior (por exemplo, com os dentes de um garfo). À medida que for fazendo os tortellinis, colocar sobre um pano limpo polvilhado de farinha.

Levar uma panela de água a ferver, temperada de sal e, quando a água estiver em ebulição, colocar as massas a cozer. Fazer por partes, deixando cozer cerca de cinco minutos. Retirar e servir acompanhado de molho e queijo ralado.




Neste caso optei pelo molho de tomate caseiro e pelo parmesão. O molho saboroso, contrasta com o recheio delicado de ricotta e espinafre que, apesar de condimentado, com um molho mais neutro pode tornar-se um pouco monótono ao paladar.



Bom apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Perfeitos estes tortellini! Caseirinhos têm outro gosto. Os meus parabéns.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Ginja!
    Deve ter sido sorte de principiante. Mas vou continuara a tentar para sairem cada vez melhor.
    Bjnhos

    ResponderExcluir