Como o que está a sair agora mais na nossa horta é o feijão verde, trago umas vagens guisadas em que 90% dos ingredientes são orgânicos e produzidos aqui, no nosso quintal. Foram bastante mais fáceis de apanhar do que as beterrabas da Pammy, que estavam geladas e subterradas de neve!
Trata-se de uma receita muito simples e de um prato bastante frugal mas agradável, que tanto pode servir de acompanhamento como de prato principal.
Ingredientes:
500 g de vagens
2 cebolas médias
2 dentes de alho
Ramo de ervas de cheiro (alecrim, manjericão, cebolinho,...)
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
Água qb
Azeite, sal e pimenta qb.
Lavar as vagens e tirar as linhas laterais. Se forem largas, cortar longitudinalmente. Cortar em duas ou três partes transversalmente, consoante o comprimento. Cortar a cebola em rodelas finas e o alho em lascas e juntar num tacho com o azeite. Acrescentar as vagens, as ervas aromáticas cortadas grosseiramente, o vinagre, o sal e a pimenta e levar a lume brando, tapando o tacho. Deixar criar um pouco de caldo e, ao fim de algum tempo, juntar um pouco de água sem tapar completamente as vagens. Ir estufando devagar, acrescentando líquido a pouco e pouco, até que as vagens fiquem macias e o molho apurado.
Como boa Alentejana, comi as vagens com sopas de pão, embebidas no caldo, saboroso de tantas ervas de cheiro. Foi o meu jantar de hoje, a seguir a uma sopa de legumes, e fiquei perfeitamente satisfeita. Para os que não resistem a comer carne, pode ser um excelente acompanhamento.
Os meus parabéns à Pammy e ao Receitas do Menu Verde!
Até arregalei os olhos Manuela! As saudades que tenho do feijão verde Português! Passei para agradecer a tua belissima participação!
ResponderExcluirUm grande bem haja***
Só um pequeno reparo, não estou na Finlândia, mas sim na Islândia ;)
Obrigada Pammy!
ResponderExcluirDesculpa pelo meu engano, vou já rectificar. É ainda mais a norte e mais frio, não é?
Muito obrigada pela tua iniciativa, foi um prazer poder participar.
Beijinhos
Manuela,
ResponderExcluirQue inveja de ter uma hortinha! Nem que fosse gelada com a da Pammy!!
bjs
Olá Ana!
ResponderExcluirÉ bem divertido. Quando vivía em Lisboa tinha um floreira gigante de madeira onde tinha ervas aromáticas e até cheguei a plantar umas batatas. Mas esta é à séria!
Tão a norte, com tão poucas horas de luz no inverno deve ser difícil criar alguma coisa, mesmo que tenha o terreno para isso, não é?
Bjnhos
Manuela, excelente participação. É tão bom termos a nossa própria horta e colher o que cultivamos. Também participei mas com uma gulosice :) Adorei as fotos, estão lindíssimas.
ResponderExcluirUm beijinho.
Olá Ginja,
ResponderExcluirA sua gulosice parece mesmo gulosa! Ao ler a receita fico imaginando o sabor, e até dá para crescer água na boca.
Gostei muito do seu bolo crumble de abóbora e nozes e amendoins (que eu adoro).
Bjnhos
Hummmm que delícia!!! Adorei a receita!!! Bjks
ResponderExcluirObrigada Crika!
ResponderExcluirVolte sempre.
Bjnhos