quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Ravioli de Salmão e Tomate Seco

Na minha tentativa de aprender a fazer massas frescas recheadas de que já vos falei quando fiz os Tortellini de Ricotta e Espinafres, experimentei, desta vez, a fazer uns Ravioli com recheio de salmão e tomate seco, utilizando uma nova receita de massa que fui buscar ao livro Na Cozinha com Jamie Oliver




Neste livro, Jamie apresenta duas receitas de massa fresca, e a que eu fiz é, na verdade, uma mistura das duas.

Ingredientes:
6 ovos médios (a receita indica 5 ovos grandes)
150 g de farinha
350 g de sêmolina (se não tiver, utilizar só farinha comum)

Um lombo de salmão
100 g de tomate seco em azeite
1 cebola pequena
1 alho francês (poró)
1 ramo de manjericão
Raspa de 1 limão
50 g de mozzarella ralado
Azeite, sal e pimenta qb


Misturar a sêmolina com a farinha, fazer uma cavidade no centro e juntar os ovos. Amassar bem durante alguns minutos, até obter uma massa sedosa e elástica. No meu caso tive de juntar um pouco de água. Quando a massa estiver pronta, enrolar em papel celofane e deixar repousar no frigorífico (geladeira) durante uma hora.

Cozer o salmão a vapor, apenas temperado de sal. Fazer um refogado com a cebola e o alho  francês (alho poró)  picados muito finamente, até a cebola ficar translúcida. Juntar o salmão em lascas e o tomate seco cortado em pedaços pequenos. Temperar de pimenta, moída na altura, e de raspa de limão. Juntar, por fim o manjericão picado grosseiramente.

Estender a massa o mais fina possível (1mm), cortar rectângulos com cerca de 7 cm de largo e colocar pequenas porções de recheio com cerca 5 cm de distância entre si. Guarnecer cada porção com um pouco de mozzarella ralado, pincelar com água aquele que vai ser o contorno de cada ravioli e cobrir com outro rectângulo de massa, unindo bem e fazendo com que não fiquem bolsas de ar. Cortar os ravioli em quadrados de mais ou menos 7x7 cm. Levar uma panela de água temperada de sal ao lume e, quando esta estiver a ferver colocar lá dentro parte dos ravioli. Deixar cozinhar durante cerca de 4 minutos.




Servir acompanhados de molho de tomate caseiro, bem quente, e de queijo ralado. Esta receita de massa pareceu-me melhor que a anterior, mas vou continuar a trabalhar nestas massas, sendo a minha grande ambição arranjar um estendedor de massa que permita fazer uma massa fresca ainda mais fina.


Adoro massas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Estou rendida a este pratinho! Para este novo ano um dos meus desejos é fazer a minha primeira pasta!
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  2. Foram aprovados cá em casa, mas para mim ainda é um trabalho em progresso. Vou continuar a fazer as massas no próximo ano e irei dando conta das minhas experiências. Vou também ficar a aguardar as suas massas, Ginja. Certamente vão ser um sucesso!
    Um beijinho,

    ResponderExcluir