sábado, 7 de maio de 2011

Nhoques de Pinhão

Sempre que visito um novo país, procuro conhecer a sua cozinha típica, os ingredientes utilizados e, quando possível, comprar alguns e trazer para casa para utilizar nas receitas. Gosto também de comprar um livro de receitas locais, do qual sempre consigo eleger uma ou outra que faço com regularidade. Tenho, por exemplo, um bolo de iogurte, retirado de um livro de receitas grego que comprei (há muitos anos) quando lá estive em Lua de Mel!

A residir agora no Brasil, este interesse pelo que se come neste país e pelo que podemos encontrar nos mercados ganha outra dimensão. É destas descobertas que vos irei dando conta nesta "cozinha" que já me parece meio brasileira meio portuguesa.

Há dias falei-vos do Pinhão e do meu projecto de pôr em prática uma receita de Nhoques de Pinhão que encontrei num site. Dada a quantidade de pinhão que tinha, tive de fazer algumas adaptações. De qualquer modo o resultado final agradou a quem comeu e assim que volte a encontrar à venda irei comprar para tornar a fazer.




Ingredientes:
(Para o Nhoque)
200 g de pinhão
200 g de batata
100 g de farinha
1 gema
1 colher de margarina

(Para o Molho)
250 g de natas / creme de leite
1 colher de margarina
1 colher de farinha
leite qb
sal e pimenta qb
noz moscada, ralada na altura qb
queijo parmesão, ralado na altura, a gosto

Cozer o pinhão em água e sal na panela de pressão. Uma vez cozido e arrefecido, descascar e moer no processador de alimentos. Descascar e cozer a batata em água e sal e esmagar. Aqui uso uma espécie de espremedor de batata. Pode ser também utilizado um Passe-vite. A utilização do liquidificador ou varinha mágica deixa a batata com uma consistência desagradável (parece cola!).

Juntar os diversos ingredientes numa taça grande e amassar com as mãos, misturando bem. Pode ser necessário ir acrescentando mais farinha, até que a massa comece a desgrudar das mãos e da taça. Vão-se tirando pedaços de massa e fazendo rolinhos, com cerca de 1,5 cm de diâmetro. Cortar os rolinhos com uma tesoura de cozinha, formando os nhoques.

Colocar ao lume uma panela com água temperada de sal. Quando a água estiver a ferver, colocar os nhoques. Quando estes subirem para o cimo, retirar com uma escumadeira e reservar. Cozer uma porção de cada vez para que fiquem no ponto.


Para o molho iniciei como se fosse um Molho Béchamel, cozendo a farinha na manteiga derretida e depois acrescentando aos poucos o leite, até formar um creme branco espesso. No lugar de continuar a acrescentar leite, juntei as natas (creme de leite), mexendo sempre e, quando atingiu a consistência desejada, temperei de sal, pimenta, noz moscada e raspas de queijo parmesão.

O sabor do molho com queijo faz um bom contraste com o sabor dos nhoques. No entanto, da próxima vez irei experimentar com molho à base de tomate. Desta vez servi com frango desfiado e aquecido em azeite (sobra da refeição anterior), mas penso que será um bom acompanhamento para uns medalhões de lombo (filé mignon).

Em Portugal, onde será diífcil encontrar este tipo de pinhão, pode tentar-se esta receita com castanha, cujo sabor, quando cozida, é bastante parecido. É uma boa alternativa para uma refeição de outono, saborosa e reconfortante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário