domingo, 29 de maio de 2011

Uma Pizza Tropical de Fiambre a Abacaxi

Quem tem filhos sabe como as crianças gostam de Pizza! Não me admira nada... por mim era capaz de comer pizzas várias vezes por semana. De facto, quando estava grávida, quase todas as semanas encomendava uma pizza familiar (só para mim!), de tal maneira que já era conhecida dos rapazes que faziam as entregas. Como é que o meu filho não há-de gostar...

Claro que me convenço a mim própria que se trata de um alimento perfeitamente saudável! E pode ser se utilizarmos ingredientes de qualidade e se tivermos alguma contenção na quantidade de gordura.

A semana passada fizemos uma pizza bem tropical, com abacaxi e um pouco de fiambre. Deixo aqui a receita.

Ingredientes:
500 g de farinha
1 pacotinho de fermento biológico ou fermento de padeiro
1 pitada de sal
1 ovo
Água morna qb

150 ml de molho de tomate
200 g queijo mozzarella ralado
150 g fiambre
1/2 abacaxi
Orégãos qb

Para fazer a massa, coloca-se a farinha numa tigela, faz-se uma cavidade no centro e adiciona-se o ovo, o sal e o fermento diluído em água morna. Amassa-se bem, juntando mais alguma água morna se for necessário. Deixa-se repousar durante cerca de uma a duas horas, tapando a tigela com um pouco de película aderente e com um pano para que a massa levede e cresça. Uma vez a massa crescida, reparte-se para fazer as pizzas. Esta receita dá para quatro pizzas médias. Amassa-se bem cada pedaço, e estende-se com o rolo da massa (como não tinha, utilizei uma garrafa!), até adquirir a espessura e forma pretendida. Quanto mais fina a massa, mais agradável fica.

Para guarnecer, espalha-se uma camada fina de molho de tomate, a que se acrescenta o queijo ralado. Distribui-se o fiambre, em pequenos pedaços, e o abacaxi partido de modo uniforme por toda a pizza. Polvilha-se com orégãos e leva-se a cozer em forno quente.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário