terça-feira, 24 de maio de 2011

Lasanha de Carne e Legumes

Aqueles que me conhecem sabem como gosto da reconfortante comida italiana! Não obstante os quilinhos a mais que sei que pode acarretar, sempre me convenço que por incluir ingredientes tão diversificados, dos legumes aos cereais, não pode ser uma má opção. Por isso, sempre faço, pelo menos, um prato de inspiração italiana por semana.

Vou mostrar-vos uma Lasanha de Carne e Legumes que fiz há pouco tempo. Na verdade, é raro eu repetir uma receita exactamente da mesma forma. Sempre aproveito para experimentar algo um pouco diferente, ou para introduzir um novo ingrediente ou tempero.

Nesta receita, para além das camadas habituais de molho bolonhesa, acrescentei umas camadas de um molho de legumes variados. A Lasanha fica mais rica e nutritiva e reduz-se a quantidade de carne necessária.

Ingredientes:
300 g de carne moída (alcatra que mando moer na altura)
1 embalagem de folhas de lasanha (massa fresca)
250 g de queijo Mozzarela em fatias
50 g de queijo Mozarella ralado
1 cebola
4 dentes de alho
Cerca de 1 l de molho de tomate (tomate, azeite, cebola, alho, mangericão e louro)
Para o molho de legumes: Tomate, pimento verde e vermelho, beringela, cebola e alho
Azeite, vinagres, louro, sal e pimenta qb

O Molho de Tomate, que geralmente temos sempre feito em casa, é um molho simples com base num refogado de azeite, cebola e alho, a que se acrescenta o tomate, previamente cozido e triturado, e folhas de mangericão e de louro. Para fazer o molho de carne, começar por refogar a carne moída em azeite, cebola picada e alho picado e depois acrescentar metade do molho de tomate previamente preparado. O Molho de Legumes tem também como base um refogado de azeite cebolha e alho, com a cebola picada de forma grada, a que se acrescentam os restantes legumes cortados em pedaços, deixa-se estufar, temperando de sal e bastante vinagre. Este molho pode conservar-se durante dias no frigorífico.

Prepara-se a Lasanha num tabuleiro rectangular para ir ao forno colocando um pouco de molho de tomate, uma folha de massa, uma camada de molho de carne, uma camada de queijo, mais uma folha de massa, uma camada de molho de legumes e assim sucessivamente até terminar os ingredientes. Termina com uma folha de massa que se rega com o restante molho de tomate e polvilha com queijo Mozarella ralado. Vai ao forno a cozer, seguindo o tempo indicado pelo fabricante da massa.



Fica óptima acompanhada com uma salada verde. O molho de legumes pode acompanhar um prato de carne ou até ser comido com pão como petisco.

Espero que gostem!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário