quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

O Bacalhau à Brás cá de Casa

Aqui no Brasil, a seguir à constatação de que sou portuguesa, segue-se, num raio de dez palavras, a menção ao bacalhau. Talvez no nosso país não nos demos conta, mas para os demais, é como se os portugueses andassem sempre com o seu "fiel amigo" de mão dada.

Até  Bourdain, na sua conferência de imprensa, referiu que quando está fora do seu país, o que qualquer português sente mais falta é o bacalhau com batatas e azeite! Não sei se é bem assim. Que, duma forma geral gostamos de bacalhau, é verdade. Que existem mil e uma maneiras de o cozinhar, também é capaz de ser, mas se é o que sentimos mais falta, tenho algumas dúvidas...



Até porque aqui no Brasil se encontra bom bacalhau, o que sinto mais falta é do nosso pão, do nosso queijo, do peixe fresco do nosso mar, dos enchidos e presuntos... nem tanto do bacalhau! Mas gosto de bacalhau e cozinho com alguma regularidade, embora não com a frequência que quem não é português imagina!

Hoje a Cozinha do Cravo e Canela traz um Bacalhau à Brás, como costumo fazer cá em casa, e que apesar de estarmos longe, foi  feito com ingredientes portugueses que já se encontram aqui com alguma facilidade.




Ingredientes:
2 lombos de bacalhau 
8 ovos
1 cebola
2 dentes de alho
3 batatas cortadas em palha (ou uma embalagem de batata palha)
1 raminho de coentros
1 folha de louro
Azeitonas para decorar
Azeite, sal e pimenta qb

Se comprar o bacalhau em seco, dessalgar de véspera, sempre em água fria, trocando a água com alguma frequência. No meu caso, costumo comprar bacalhau previamente dessalgado e congelado. Tanto em Portugal como no Brasil, é possível encontrar boas marcas. Importante é que o bacalhau seja de boa qualidade e, apesar de ser para lascar, não aconselho o uso de migas de bacalhau. Se for necessário fazer o prato de forma mais económica, é preferível comprar posta ou lombo e usar uma menor quantidade. O sabor e a textura compensarão, podendo colocar um pouco mais de batata para compor a receita. Uma vez dessalgado, tirar as peles e as espinhas e separar em lascas, não muito miúdas. Cortar a cebola em rodelas muito finas. Fritar as batatas em palha. Depois de ter todos os ingredientes a postos, refogar a cebola no azeite (seja generoso), numa frigideira grande, com os dentes de alho esmagados e a folha de louro. Quando estiver transparente, juntar as lascas de bacalhau, envolver e deixar cozinhar por 2 ou 3 minutos (não deixe cozinhar demasiado), juntando logo as batatas. Envolver bem, para que fiquem bem misturadas e juntar os ovos batidos, temperados de sal e pimenta. Mexer, envolvendo, com o cuidado para não deixar pegar. Convém começar com o lume mais alto e ir baixando gradualmente, à medida que o ovo vai secando. Deixar o bacalhau com os ovos com uma textura fofa e ainda com alguma humidade. Colocar no prato de servir, decorar com azeitonas e os coentros picados e servir imediatamente.



Para mim o único acompanhamento é uma boa fatia de pão, mas também fica muito bem com uma salada verde.

Espero que gostem!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Adoro!! E é exactamente assim que faço! É sucesso garantido cá em casa ;)

    ResponderExcluir
  2. Olá Vera!
    É também uma das minhas receitas favoritas de bacalhau. Acabado de fazer e ainda quentinho...
    bjnhos

    ResponderExcluir