Esta semana, aproveitando ter feito massa folhada para os Pain au Chocolat, fiz meia dúzia de croissants, com recheio de queijo. Mas como já estou mais gulosa do que era nos remotos 80's, dei-lhes um toque doce com o mel. Para a próxima irei mais longe, vou acrescentar um pouco de mel e nozes ao queijo e ver como fica.
Ingredientes:
Massa folhada (podem ver a receita aqui)
Queijo mozzarella
Mel
Estender a massa folhada com cerca de 2 a 3 mm de espessura, cortar triângulos com cerca de 10cm de altura e uns 7cm de base. Na base colocar o queijo, formando uma barra em quantidade a gosto, mas que permita enrolar o croissant. Enrolar o croissant, e formá-lo em ferradura, garantido que as pontas ficam bem fechadas (podem torcer um pouco). Pincelar a parte de cima do croissant com mel. Colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal e levar a cozer em forna a cerca de 200º. Deixar dourar.
Comer quente, com o queijo a derreter. Depois de frios, antes de comer, embrulhei cada croissant em papel de alumínio e aqueci no forno. Adorei o contraste do dalgado do queijo com o sabor a mel caramelizado da côdea do croissant!
Espero que gostem!
Fizeste-me lembrar os meus tempos de faculdade (mais recentemente) em que iamos à croissanteria comer uns belos croissants quentinhos. os meus favoritos eram os de queijo e os de chocolate. Belos lanches, gulosos e animados. E os teus croissants ficaram uma fofura. Lindos!
ResponderExcluirUm abraço.
Bons tempos cheios de belas lembranças!
ExcluirObrigada pela tua mensagem.
Bjnhos
Porque é que croissants rimam com vida de estudante?
ResponderExcluirOs teus estão com muito bom aspecto
Beijinbhos
É não é Mané!
ExcluirFicaram bons estes, mas nada se compara aqueles que recordo dos tempos que lanchava com os amigos, tinham o sabor da juventude e da amizade!
Bjnhos
Olá Manuela! Que ricos croissants! E que bela combinação essa da mozzarela e mel, cá em casa somos mais gulosos e por isso faço sempre com nutella :P
ResponderExcluirBeijinho e continuação de bom fim de semana*