Na viagem a Roma ,no último Verão, o programa não podia deixar de incluir uns raids pelas lojas de produtos alimentares. E posso não ter comprado sapatos ou roupa (de facto, desiludiu-me um pouco aquilo que vi!), mas uma parte da mala ficou reservada para os comes e bebes!
Descobri uma pequena mercearia gourmet, não muito longe do hotel, com óptimas massas secas, doces, vinhos e um balcão de queijos que era a minha perdição. Trouxe Pecorino, Limoncello, uns doces de amêndoa, e uns fetucini al nero di sepia artesanais, que ontem participaram alegremente no nosso jantar já do lado de cá do Atlântico.
Ingredientes:
4 lombos de corvina
1/2 embalagem de fetucine al nero di sepia
1 limão (siciliano)
2 embalagens de natas (creme de leite)
1 molhinho de coentros
6 dentes de alho
Azeite, sal e pimenta qb.
Tempera-se o peixe de sal com pelo menos duas horas de antecedência. Coze-se a massa em água abundante, temperada de sal. Tiram-se as raspas do limão e reserva-se. Leva-se o azeite ao lume num frigideira larga e junta-se o alho picado. Juntam-se os lombos de corvina e deixam-se alourar de ambos os lados. Acrescentam-se os coentros picados e o sumo de limão. Tempera-se de pimenta, moida na altura, tapa-se e deixa-se estufar um pouco, sem deixar cozer demais. Retiram-se os lombos para fora da frigideira e acrescentam-se as natas, deixando cozinhar um pouco e rectificando o tempero. Escorre-se a massa que deve estar cozida al dente e junta-se ao molho de natas. Separam-se os lombos de corvina em lascas grandes e acrescentam-se à massa, envolvendo-se delicadamente. Coloca-se no prato de servir e decora-se com as raspas de limão.
O sabor delicado da corvina, liga perfeitamente com o molho de natas e limão e com o sabor distinto da massa negra.
Espero que gostem!
Esta pasta conquistou-me!
ResponderExcluirFicou divina.
Beijinhos
Obrigada Cidália! É uma receita muito simples mas saborosa.
ExcluirBjnos e bom fim de semana
Eu também sou assim, quando vou de viagem tento sempre trazer delícias gastronómicas da região, adoro provar coisas novas.
ResponderExcluirE esta pasta está de facto apetitosa! Os coentros e o limão dão um belo toque.
Um beijinho.
As coisas que trazemos prologam o prazer da viagem durante mais tempo, avivam as lembranças, dão-lhes sabor e aroma.
ExcluirBom fim de semana Ginja
Bjkas
Manuela,
ResponderExcluirGosto muito de pasta negra... E esse pratinho ficou com um aspeto delicioso : ) Eu também quando viajo também tenho sempre que trazer alguma coisa de gastronomia para experimentar. Parabéns pelo lindo blog recheado de coisas boas. Vi no FB e não pode resistir em vir conferir a receita.
Beijinhos e bom fim de semana.
Obrigada Catarina,
ExcluirJá visitei também o seu blog de que gostei muito. Vou certamente continuar a acompanhar as suas publicações.
Desejo-lhe um óptimo fim de semana.
Bjnhos
Esse prato está muito bonito e delicioso de certeza. Quando viajo tamabém gosto de provar e trazer para casa ingredientes novos e tipicos de onde estive
ResponderExcluirUm beijinho
Pois é Gisela, nós somas daquelas pessoas que vêm dos passeios com queijos e chouriços nas malas. Geralmente as lembranças que trago para os amigos também são de comida e grande parte das memórias que guardo desses locais estão associados ao que comi e bebi.
ExcluirBom fim de semana e beijinhos
Adoro esta massa preta e este prato ficou uma delícia.
ResponderExcluirBeijinhos,
Lia.
Eu também Lia. Tem mesmo aquele gostinho a mar e a choco. Gostei particularmente da combinação com o sabor da raspa de limão.
ExcluirBjnhos