terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Bolo de Noz e Cenoura

Adoro bolo de noz e já há algum tempo que o pensava fazer. Procurei inspiração aqui e ali, li várias receitas e acabei por me basear numa receita do livro 200 Receitas de Bolos e Bolachas que, com algumas alterações, utilizei para fazer este Bolo de Noz e Cenoura.

A receita original deve ser igualmente boa, até porque se trata de um bolo recheado e coberto! Mas para bolo semanal prefiro sempre os bolos sem coberturas, mais simples e mais duradouro (na verdade, este não durou muito!). Neste também reduzi a quantidade de gordura, substituindo por leite, tendo ficado muito bom.




Ingredientes:
4 ovos
175 g de açúcar demerara (ou amarelo ou mascavado)
100 ml de óleo vegetal
50 ml de leite
raspa de uma lima, limão ou laranja (eu usei lima)
1 colher de chá de canela
150 g de cenoura raladas
75 g de nozes partidas em pedaços pequenos
175 g de farinha com fermento

Bater os ovos com o açúcar, até obter uma mistura bem homogénea. Juntar o óleo e continuar a bater e, em seguida, o leite, batendo novamente. Adicionar a raspa do citrino e a canela. Usei lima (limão verde). Juntar a cenoura e as nozes. Envolver a farinha, de modo a que a massa fiquem bem homogénea, mas sem bater. Levar a cozer numa forma untada e polvilhada de farinha.




Fica um bolo muito fofo, e com um delicioso sabor a nozes e cenoura, o que é uma combinação muito agradável. Como todos os bolos com frutos secos, fica ainda melhor nos dias seguintes. É pena
é não durar muito!



Espero que gostem!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. Esta semana também fiz dois bolos de cenoura para oferecer como lembracinha de Natal (ficou bem bonito com as bolinhas quelhe coloquei à volta para enfeitar. A receita que fiz é fiferente, por isso vou ficar com esta que também me parece muito boa (http://obolodatiarosa.blogspot.com/2011/11/um-bolo-de-cenoura-com-cobertura-de.html)
    Gostei do blog, foi a primeira vez que visitei e já estou a seguir)
    Feliz Natal

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Mané! Espero que experimente e goste desta receita, pois é mesmo muito boa. Ainda bem que gostou do blog. Será sempre bem-vinda.
    Um Feliz Natal

    ResponderExcluir
  3. Manuela,

    Gosto muito da combinação de cenoura com frutos secos em bolo. É assim uma espécie de pacto divino em prol da reputação de um bolo saudável sem ser sensaborão.

    Venho trazer desejos de um 2012 brilhante e votos de um Natal doce e feliz.

    Um beijo*

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Suzana!
    Também para si e para a sua família, os meus votos de um Natal muito Feliz e de uma Ano de 2012 cheio de tudo o que é bom!
    Bjnhos
    Manela

    ResponderExcluir