quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Uma Receita de Nógado e um História de Infância

Para aqueles que não conhecem, o Nógado é um doce Alentejano, em que o mel é o ingrediente principal e em que os frutos secos do nougat são substituídos por pequenos "biscoitos", tudo servido sobre uma folha de laranjeira!




E as minhas mais longínquas lembranças desta iguaria, têm muito a ver com o cheiro verde e cítrico da folha, a textura crocante do biscoito e o doce do mel caramelizado a pegar-se na boca...

Mas existe uma memória que é mais uma história, pois dela só me lembro do que me é contado, que me vem sempre à cabeça cada vez que vejo um destes doces. Pelo caricato e pela ternura e saudade que me inspiram as pessoas nela envolvidas!

Teria eu três ou quatro anos quando aconteceu. Estávamos de visita a casa de uma tia de quem me lembro de fazer muitas vezes (e bem!) nógado. Eu brincava com a minha prima, da mesma idade, a minha tia tinha acabado de fazer duas travessas cheias de nógado que deixou na sala de jantar a arrefecer. Embrenhadas na conversa, a determinada altura, a minha mãe e a minha tia dão por falta de nós. Sabem aquele momento em que os adultos se dão conta que as crianças estão há muito tempo sem fazer barulho? Procuraram-nos pela casa e foram encontrar-nos no último lugar onde podiam supor que poderíamos estar. Sentadas no chão da sala de jantar, travessas vazias, rodeadas de folhas de laranjeira e besuntadas de mel até às orelhas...




Contrariamente a todos os receios, não ficámos doentes nem enjoámos os nógados. O post de hoje é dedicado à minha tia, que lembro sempre com enorme saudade, e à minha prima Augusta com a qual esta foi apenas a primeira de várias aventuras gastronómicas.

Ingredientes:
3 ovos
3 colheres de azeite
Farinha qb
250 g de mel
folhas de laranjeira qb

Misturar os ovos com o azeite e ir acrescentando farinha e amassando até tender. Formar rolinhos de massa que se cortam com cerca de 1 cm de comprimento e se levam a cozer no forno sobre um tabuleiro forrado com papel vegetal. Deixar cozer ligeiramente, sem que fiquem dourados. Levar o mel ao lume a ferver num tacho e "fritar" os biscoitinhos no mel até ficarem dourados, do mel caramelizado. Retirar os nógados e colocar pequenas porções em cada folha de laranjeira. Deixar arrefecer em local protegido das crianças e está pronto a comer.




A combinação do sabor do mel caramelizado com o aroma da folha de laranjeira, evoca o Natal e é uma combinação deliciosa.

Espero que gostem!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 comentários:

  1. Fiquei com vontade de experimentar!

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, o cheirinho chegou aqui e fiquei com vontade de testar esta receita
    Bom ano

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Vera e Mané!
    Um bom ano também para vocês!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia mas fiquei com vontade de experimentar. Tem um aspecto fantástico :) beijinho e um óptimo 2012

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Frango do Campo! Desejo-lhe também um excelente ano de 2012!
    Bjnhos

    ResponderExcluir
  6. Quase se consegue sentir os aromas do mel e da laranjeira! vou sem duvida experimentar! Bom ano novo.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Lenita!
    Acho que uma das coisas que mais gosto neste doce é quando aproximamos da boca para comer, vem aquele aroma a folha de laranjeira... é uma festa!
    Parabéns pelo seu Bolo filho de Rei. Tenho um resto de bolo que talvez recicle.
    Bjnhos e bom Ano Novo!

    ResponderExcluir