terça-feira, 12 de março de 2013

Bolo de Iogurte, Laranja e Sementes de Chia

A Primavera está aí a chegar! Mesmo aqui, onde o Verão é de chuva e trovoada e o Outono é benevolente, tenho a impressão de entrar na estação que me era habitual e tão querida. Damos as boas vindas às flores e às borboletas, às cores alegres e aos sabores dos frutos. Finalmente, o sol brilha e o céu é azul!




Com este espírito, vá de fazer um bolo, criado de improviso com o que tinha disponível. Dois frascos de iogurte caseiro, um linda laranja da Bahia (mesmo cor de laranja, o que aqui é raro!) e sementes de Chia que já andava para experimentar.

A Chia é uma planta com sementes semelhantes às da Linhaça, embora nutricionalmente mais complexas. Estas pequenas sementes contém proteínas de alta qualidade, com todos os aminoácidos essenciais, bem como fibra com elevada capacidade de absorção de água, ómega 3, vitaminas e minerais fundamentais para o bom funcionamento do organismo.





Ingredientes:
300 g de açúcar
4 ovos
Raspa e sumo de uma laranja (cerca de 100 ml)
75 ml de óleo vegetal
2 iogurtes naturais
250 g de farinha
1 colher de sopa de fermento
2 colheres de sopa de sementes de Chia

Misturar a raspa de laranja com o açúcar. Adicionar os ovos inteiros e bater até obter um creme homogéneo. Juntar o óleo e continuar a bater. De seguida, adicionar o sumo de laranja. Acrescentar a farinha misturada com o fermento e envolver cuidadosamente. Por fim, acrescentar as sementes de Chia e garantir que ficam distribuídas de modo uniforme. Levar a cozer numa forma untada e polvilhada de farinha, em forno aquecido a 180ºC.





Este bolo tem a textura da queijada e um aroma delicioso a laranja. As sementes de Chia acrescentam textura e um subtil sabor que faz lembrar a avelã. Adorei a combinação e, para mal da minha já de si comprometida elegância, não consigo parar de comer fatias deste bolo.

Bom apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

  1. Ficaram lindos esses bolinhos :D Nunca experimentei sementes de chia, mas ando muito curiosa :D

    Beijinhos e tem uma boa noite! :D

    ResponderExcluir
  2. Manuela adorei a textura destas "bolachas", adorei! Sem duvida uma receita vistosa e fantástica! Adorei!

    ResponderExcluir
  3. Huuuuuuummmmmmm... DELICIA!!!
    Adoro essas sementinhas do Bem :0)
    Beijos Márcia.
     
    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderExcluir