segunda-feira, 25 de março de 2013

Torta de Cenoura



Quem não gosta de Torta de Cenoura? Costumava fazer uma receita de uma amiga, mas perdido o Caderninho de Receitas na vinda para o Brasil (sim, daqueles de papel, à antiga e totalmente insubstituível!), vou-me esquecendo de voltar a pedir a receita e não tenho feito esta deliciosa torta.

Por acaso, há pouco tempo deparei-me com uma receita do blog Sabores da Alma e pareceu-me que esta época era a ideal para revisitar a Torta de Cenoura (Páscoa, Coelhinhos, Cenouras...). E em boa hora, porque a receita é maravilhosa e fez as delícias cá de casa. De tal forma que as fotos foram tiradas in extremis, com as últimas quatro fatias resgatadas à gula do maridão!




Ingredientes:
600 g de cenoura
1 pau de canela
300 g de açúcar
4 ovos
4 colheres de sopa de farinha
1 colher de chá de fermento
sumo e raspa de 1 laranja (aqui aumentei um pouco em relação à receita original - adoro o sabor a laranja nesta torta!)
Açúcar cristal e canela em pó para polvilhar

Descascam-se e cozem-se as cenouras com o pau de canela. Uma vez bem cozidas, retira-se o pau de canela, escorrem-se bem as cenouras e reduzem-se a puré. Numa taça, bater os ovos com o açúcar e, quando estiver um creme bem homogéneo, adicionar a raspa e o sumo da laranja, batendo mais um pouco. Juntar o creme de cenoura, mexendo bem e, por fim, adicionar a farinha misturada com o fermento, envolvendo cuidadosamente. Levar a cozer em forno aquecido a 180ºC, num tabuleiro rectângular, forrado com papel vegetal. Uma vez cozido, deitar o bolo sobre um pano de cozinha generosamente polvilhado com açúcar. Esta operação requer algum cuidado, mas, em geral, corre sem incidentes. Em seguida, retirar o papel vegetal e polvilhar o bolo com canela em pó. Com a ajuda do pano enrolar cuidadosamente o bolo, sobre o lado mais largo do rectângulo, de modo a formar um rolo. Ajustar bem, para não se desenrolar e já está, temos a torta pronta.


Fica bem húmida e com o grau de doçura ideal. O difícil mesmo é ficar pela primeira fatia!

Bom apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

8 comentários:

  1. Ficou realmente com um aspecto delicioso essa torta :D

    Beijinhos e tem uma óptima semana :D

    ResponderExcluir
  2. Está com um aspecto delicioso.

    Beijinhos
    Carla Sofia
    http://amadeirensecarlasofia.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  3. Que torta com tão bom aspecto, adoro torta de cenoura :)

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  4. Deve ser uma delícia.
    Eu tenho trauma com as tortas.
    O enrolar é normalmente um drama.....
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oh Manuela, antes demais quero-te pedir desculpa, por não passar tantas vezes! Uso o telemovel, mas pra comentar nunca da jeito! E depois vou vendo os post e comento tudo num só dia... Deixa lá...Eu e o stress!!
    Mas o meu stress passa num instante com uma fatia dessa torta!! É das minhas tortas predilectas! E sou como tu, adoro o contraste da laranja com a cenoura!!
    Simplesmente maravilhosa!!
    Beijinhos,
    Mena.

    ResponderExcluir
  6. Noooooosssssa... Deve ser uma DELICIA!!!
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Que maravilha! Também vi a receita no Sabores e fiquei a babar. Tenho que experimentar um dia destes, se bem que normalmente tenho azar com as tortas!

    ResponderExcluir