domingo, 17 de março de 2013

Meet Free Week - Semana Sem Carne

Na próxima semana (18 a 24 de Março) decorre a Semana Sem Carne, uma iniciativa lançada na Austrália, mas à qual qualquer um de nós pode aderir!

Não se trata de nos tornarmos vegetarianos, mas de, por uma semana, evitarmos o consumo de carne e de peixe, e, sobretudo, de reflectirmos sobre as origens dos produtos que consumimos, privilegiando aqueles que são produzidos localmente, de forma ética e tendo em consideração as necessidades dos animais!




A maior parte da carne e do peixe que chega aos nossos pratos é criado ou capturado de forma industrial e intensiva, sem qualquer respeito pelo animal ou pelo ambiente. Estes métodos permitem obter alimentos mais baratos, o que levou não só a um consumo excessivo de produtos de origem animal, mas também à utilização de alimentos  de qualidade inferior, o que, em última análise, é prejudicial para a nossa saúde e da nossa família.

Aquilo que nos é proposto é que, durante uma semana, se experimente uma nova forma de alimentação. Quem sabe esta é a primeira semana de muitas outras bem mais saudáveis, em que vamos promover um sistema alimentar mais justo para nós, para os animais e para o ambiente!






Aqui em casa, procuramos consumir carne de forma consciente e, no Cravo & Canela, procuro publicar com alguma regularidade receitas sem carne. Hoje escolhi oito receitas deliciosas que podem experimentar ao longo desta semana:

1. Beringela Recheada com Legumes e Couscous

2. Ratatouille

3. Mini Abóboras Recheadas

4. Risotto de Courgette e Sementes de Abóbora

5. Raviolo de Massa de Batata Recheado

6. Gnocchi de Mandioquinha com Molho de Espinafres, Queijo e Nozes

7. Feijão Guisado com Abóbora

8. Tortelinni de Ricotta e Espinafres


Podem ainda encontrar 21 sugestões de fazer crescer a água na boca, num ficheiro em PDF de que podem fazer o download grátis no site Sustainable Table.

Boa Semana Sem carne e Bom Apetite!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Vou ver se o meu namorado alinha nisso! :D

    Beijinhos e tem uma óptima semana! :D

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    A ideia é otima. Não se se conveço o marido a alinhar mas vamos lá ver.

    Beijinhos e parbéns pelo blog
    http://coracaodeframboesa.blogspot.pt

    ResponderExcluir