segunda-feira, 18 de março de 2013

Pataniscas de Courgette



Esta semana vão prevalecer as sugestões de pratos sem carne, como forma de participação do Cravo & Canela na Meet Free Week.

E hoje trago-vos umas pataniscas de courgette cuja inspiração retirei do pequeno livro de receitas que está disponível em versão PDF  no site Sustainable Table. Logo na primeira receita são-nos propostas umas Zucchini Patties, que me pareceram deliciosas e que pela semelhança de confecção com as nossas pataniscas, decidi traduzir desta forma. Com pequenas alterações à receita original, aqui estão elas!






Ingredientes:
1 chávena de farinha
1 colher de chá de fermento
2 ovos
1/2 chávena de água
1 courgette (aboborinha italiana) ralada
1/2 cebola picada
2 colheres de sopa de hortelã picada
2 colheres de sopa de manjericão picado
1 chávena de queijo ralado
Sal e pimenta qb.
Óleo vegetal para fritar

Ralar a courgette de deixar ficar cerca de 30 minutos de molho em água temperada com sal. Após este tempo, escorrer bem e espremer dentro de um pano ou de folhas de papel de cozinha, de forma a eliminar toda a água. Picar a cebola e as ervas e juntar à courgette dentro de uma taça. Acrescentar o queijo ralado. No copo da varinha mágica, juntar a farinha com o fermento, os ovos e a água e bater até obter um creme homogéneo. Utilizei a varinha mágica (mixer de mão) que nestes casos elimina qualquer caroço que se forme com a farinha. Juntar este creme aos vegetais com o queijo, temperar de sal e pimenta e envolver cuidadosamente. Colocar o óleo numa frigideira e fazer pequenas pataniscas (uma colher de sopa de massa) que se fritam até ficarem douradas de ambos os lados (devem ser viradas a meio do processo). Retirar do óleo e colocar sobre papel absorvente para retirar o excesso de gordura. Estão prontas as servir.




Por dentro ficam húmidas da courgette e cremosas do queijo. Ficam óptimas acompanhadas com uma salada verde (alface, maçã verde e coentros)!

Como não sou muito chegada em fritos, a próxima experiência será fazer estes bolinhos cozidos no forno, de modo a terem menos gordura. A  Gila do Flores de Oliveira já experimentou no forno e ficaram uma beleza! Depois logo vos conto como ficam os meus. Até lá, bom apetite!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

8 comentários:

  1. Até hoje, apenas conheci pataniscas de bacalhau, mas diga-se que o aspecto destas não fica nada atrás das que conheço!
    Felicito-te a participação no meet free week!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Parecem tão apetitosas! Vou experimentar fazê-las no forno :D

    Beijinhos e tem uma óptima semana! :D

    ResponderExcluir
  3. Devem ser uma delicia!
    beijinhos e uma boa semana :)

    ResponderExcluir
  4. Manuela, adorei! Ja esta nas preferidas para fazer!sem duvida!

    ResponderExcluir
  5. Ficaram lindas!!!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  6. Já cá estou :) Que delícia! Cá em casa são um sucesso :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Essa semana dando uma espiadinha por aqui, vi essa deliciosa receita e pensei logo em comprar abobrinhas.Agora só está faltando eu
    fazer para experimentar o sabor das Pataniscas de Courgette.
    Obrigada por compartilhar!
    :*

    ResponderExcluir