sexta-feira, 8 de março de 2013

Cookies de Chocolate e Amêndoa



Apesar do calor que tem feito nestas últimas semanas, não me canso de fazer bolachas. Sabem tão bem com um copo de limonada gelada ou de leite fresco, que o suplício de estar uns minutos com o forno ligado é facilmente superado.

Desta vez, experimentei uma receita que encontrei no site da Saveur Magazine e me pareceu prometedora: uns bonitos cookies de chocolate e amêndoa. Faltou-me o licor Strega, um licor de ervas italiano, que acabei substituindo por vinho do Porto, enquanto fico a imaginar como seria o sabor destas bolachas com um travo a ervas e açafrão.




Ingredientes:
180 g de amêndoas moídas
200 g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
175 g de açúcar
2 colheres de sopa de pepitas de chocolate negro (70% de cacau)
2 colheres de sopa de amêndoa em lascas
1 colher de sopa de cacau em pó
1 colher de sopa de azeite
1/2 colher de chá de sal marinho
1 cálice de vinho do Porto
1 chávena de café de café expresso (arrefecido)

Misturar todos os ingredientes secos numa taça grande. Fazer uma cavidade no centro, onde se deita o azeite, o café e o vinho do Porto, misturando bem. Se vir que a quantidade de líquido é insuficiente, adicionar colheres de sopa de leite, uma a uma, até obter uma massa com consistência para ser trabalhada à mão. Com esta massa, formar pequenas bolas (cerca de 3 cm de diâmetro) que coloca num tabuleiro de alumínio forrado com papel vegetal. Espaçar as bolachas cerca de 3 cm entre si, pois vão crescer bastante. Levar a cozer na parte central do forno, aquecido a 180º C. Quando já apresentarem firmeza ao toque estão boas para tirar do forno. Deixar arrefecer um pouco no tabuleiro e depois passar para um rack metálico de forma a esfriarem completamente. Como todos os bolos com frutos secos, são ainda melhores uns dias depois de feitas!


Apesar de não ser muito apreciadora do sabor do café nos bolos, gostei muito da combinação que estas deliciosas bolachas apresentam e, só de estar a escrever o post, já me está a dar vontade de ir comer uma. Aprecio, particularmente a textura criada pela farinha e pelas lascas de amêndoa, assim como a surpresa de encontrar um pedaços de chocolate que se derretem na boca. Definitivamente, ficaram aprovadas e com distinção!


Bom apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

12 comentários:

  1. Que mimo ficou esses cookies. Muito lindo!
    FELIZ DIA DA MULHER!
    Beijãooo

    ResponderExcluir
  2. Pois cá em Portugal está tanto frio e tanta chuva que só apetece estar na cozinha com o forno ligado!
    Que lindas estão as tuas bolachas, fantásticas!

    ResponderExcluir
  3. Que bolachinhas tão apetitosas! Ideais para acompanhar um café bem quentinho!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Devem ser bem deliciosas essas bolachas :D Fiquei com água na boca :D

    Beijinhos e tem um óptimo fim-de-semana :D

    ResponderExcluir
  5. Deliciosos, super delicados, e muito bem apresentados,

    Perfeitos os seus cookies,

    Meus cumprimentos

    Renata

    ResponderExcluir
  6. Perfeitas e ficam mesmo bem a acompanhar um belo copo de limonada!!!!
    Bjoka
    RIta

    ResponderExcluir
  7. Deliciosos e lindos, adorei estes cookies.
    Com o frio que faz por aqui, também me saberiam bem a acompanhar um chá :)
    Bjns
    Isabel

    ResponderExcluir
  8. Que bom aspecto! Parecem uma delícia :)
    Beijinho

    ResponderExcluir
  9. Olá Manuela!
    Deve ter um sabor divinal.Chocolate com café combinam muito bem.Bjs,Violeta

    ResponderExcluir
  10. Que bela receita! A presença da amêndoa dispensa a adição de outras gorduras, fica mesmo uma receita interessante! Estão no forno as bolachas para o desafio deste mês. Amanhã publico-as no blogue!

    ResponderExcluir
  11. Eu fiquei encantada com as bolachas, Manuela!! Esclarece-me só de quanto é esse teu calice de vinho do porto!! Qtos ml??
    A receita levo comigo!
    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  12. Lindos cookies e devem ser super saborosos.
    Hoje fui ver o teu item Acerca e então percebi a tua resposta, no meu post das Popias. Estando longe sabe sempre bem matar saudades, nem que seja apenas visualmente. O mais engraçado nisto tudo, é que com outros biscoitos e bolachas logo fui escolher estes para uma menina do alentejo. Um beijinho cá deste lado, e muita saúde.

    Paula

    ResponderExcluir