terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Corações de Chocolate Palpitantes de Amor e Amizade

Já estava na casa dos vinte anos quando o São Valentim chegou a Portugal. Até aí, o nosso santo casamenteiro era Santo António, e os símbolos desse dia namoradeiro eram o manjerico e a bandeirinha com um verso pueril.

Talvez por isso, me encanta muito mais esse despojamento do que a febre comercial do São Valentim. Talvez, também, porque para mim o amor é como o manjerico, deve-se regar, por ao luar e ter mil cuidados para que não se perca antes do fim do Verão.




São esses os cuidados prescritos pelo Santo António que, sendo casamenteiro, não faz a coisa por menos. Já o pequeno e atrevido Cupido, mais dado a paixões repentinas, nos presenteia com caixas de chocolate, que devem ser devoradas rapidamente antes de terminar o prazo de validade. A paixão frui-se e o amor cultiva-se, mas o que seria de um sem o outro?

Por isso, enquanto os manjericos e manjericões crescem frondosos na horta, deixem-se tirar os corações de chocolate do forno, ainda a queimar os dedos, tirar as fotos e presentear aqueles a quem quero bem, porque estes corações palpitantes  são dedicados a todos os meus amores (românticos e não só) e a todos os meus amigos, para que no seu coração nunca falte doçura e calor, em primeiro lugar por si próprios e, a partir daí, pelos outros.




Ingredientes:
140 g de açúcar
250 g de farinha
1 colher de sopa de fermento
100 g de manteiga
6 colheres de sopa de cacau em pó
1 ovo
2 colheres de sopa de leite

Misturar todos os ingredientes secos. Esfarelar a manteiga (que deve estar à temperatura ambiente) com a mistura anterior. A estes farelos juntar o ovo batido e as duas colheres de leite. Amassar bem, até obter uma pasta homogénea e consitente. Tapar a taça com película aderente e levar ao frigorífico (geladeira) durante 30 a 60 minutos. Após este tempo, partir a massa em quatro partes, estender cada uma delas e cortar com a forma pretendida. Colocar num tabuleiro previamente forrado de papel vegetal (papel manteiga) e levar ao forno (na prateleira intermédia). Deixar cozer a 180º durante cerca de 15 minutos ou até que estejam prontos.



Para as crianças podem colocar  pauzinhos e fazer pirolitos de bolacha. Ficam lindos para uma festa de São Valentim da escola ou para colocar num cartão feito em casa para oferecer aos amiguinhos. O melhor mesmo é desafiar a criançada a fazer as bolachas - pirolito. 

Sim, porque o amor e a amizade dão o trabalho e o cuidado constante de fazer algo que leva tempo, que exige paciência e rigor, e de ter sempre algo no forno que não queremos que se queime!

Que neste dia, esqueçamos o que podemos comprar e ter e nos lembremos do que podemos fazer pelos outros, de como podemos ensinar o amor aos nossos filhos, de como podemos fazê-lo crescer no nosso coração e como todos os dias podemos aprender a amar mais e melhor.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 comentários:

  1. Concordo plenamente! Não comemoro este dia. Porque todos os dias são dias do amor. Dar e receber, partilhar com o próximo. E preparar algo feito com tanto carinho como estas cookies.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo Ginja!
      Cozinhar é algo que gosto muito, que me descontrai, que me ajuda a criar,... mas também é uma forma de expressar o meu carinho por aqueles que me são mais próximos.
      Bjnhos

      Excluir
  2. Concordo.
    Optámos pelo S valentim e não me parece ser a melhor opção (ele é o São Valentim. ele é o dia das bruxas... :( :( :(
    Vamos ao manjerico e ao Santo aAntónio e sobretudo celbremos o dia do Amor TODOS os dias (com as tuas bolachinhas então... tudo vai ficar muito melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá mané,
      Curiosamente, aqui no Brasil o dia dos namorados celebra-se no dia 12 de Junho (véspera de Sto António).
      Bjnhos e bom resto de semana

      Excluir
  3. Adoro estas bolachinhas.
    A sugestão do pauzinho é fantástica.
    Manuela, adorei o seu blogue e fiquei seguidora.

    Beijinhos e um resto de semana feliz.
    Selene
    http://receitasdaselene.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Quanto amor nessa receita Manuela,
    assim não tem jeito de se apaixonar!
    Adoro biscoitos, ainda mas quando são feitos com carinho.
    Amei o seu blog, uma graça!!
    Vou continuar visitando-o... Grande abraço.

    ResponderExcluir