Ontem foi a nossa sobremesa. Mas estes crepes são bons a qualquer hora do dia e, lembrei-me, podem ser uma bela opção para um pequeno almoço surpresa para a vossa cara metade, já que estamos a aproximar-nos do São Valentim. Que tal aproveitar o fim de semana e fazer este miminho. Neste caso, acompanhei com physalis e uma taça de champanhe. Sempre foge dos morangos com espumante (que também são uma delícia!), e também é tentador e... Pensem nisso!
Ingredientes:
(Molho de Laranja)
Sumo e raspa de uma laranja
75 g de açúcar
1 colher de sopa de Cointreau (ou outro licor de laranja)
(Crepes)
100 g de farinha
1 ovo
2,5 dl de leite
100 g manteiga
Para fazer o molho de laranja, num tacho pequeno, juntar os vários ingredientes e levar a ferver em lume médio. Deixar reduzir e reservar.
Deitar a farinha, o ovo e o leite no copo liquidificador (podem usar a varinha mágica / mixer). Derreter a manteiga em lume muito brando (sem deixar ferver) e juntar aos restantes ingredientes. Misturar bem. Utilizar uma frigideira para crepes, ligeiramente untada. Deitar uma porção de massa no centro da frigideira, que deve estar quente, espalhando até cobrir todo o fundo mas de forma a ficar uma camada fina.
Para quem nunca fez, os primeiros crepes servem para testar os detalhes da grossura, do virar do crepe, etc. Não devem desistir perante os primeiros insucessos. Depressa aprenderão e, depois, é como andar de bicicleta!
Deixar cozer um pouco. Vão reparar que começa a fazer uma espécie de bolhas e devem ir testando as beiras a ver se já está cozido do lado de baixo. O crepe, em geral, coze mais depressa da periferia para o centro. Devemos ir soltando as bermas e chegando a espátula para o centro. Quando estiver louro até ao centro e solto do fundo, voltar o crepe. Ou lançando ao ar e apanhando com a frigideira já virado do outro lado, ou virando com uma espátula, tendo o cuidado para não deixar dobras. Deixar cozer do segundo lado. Vamos começar a ver umas pequenas manchas à transparência, sinal de que está cozido. A cozedura do segundo lado é muito mais rápida. Tirar do lume e colocar o crepe num prato.
Para preparar o crepe com laranja, colocar cada crepe num prato de servir, dobrar ao meio, colocar um pouco de molho e voltar a dobrar. Regar com mais um pouco de molho e servir.
Eu gosto de comer os crepes, acabados de fazer ainda quentes e com o molho quente. No entanto, também ficam bons se fizer antes do jantar e na hora de servir juntar o molho ligeiramente aquecido. Pode decorar o prato com alguma fruta ou servir juntamente com uma bola de gelado de nata, escondida na dobra do crepe...
Bom apetite!
Manuela,
ResponderExcluirSou adepta ferrenha de crepes, panquecas e afins. Salgados e doces, têm sempre lugar no meu prato! Tenho de experimentar com este teu molho de laranja já que elas abundam e eu tenho imensas de momento. ;)
Uma beijoca*
Suzana,
ExcluirEste molho combina o amargo das raspas com o doce do sumo e do açúcar. O Cointreau dá aquele toque extra. Eu gosto muito! Espero que também gostes.
Bjnhos