Por isso e por tantas mais afinidades, não poderia, neste sexto aniversário, deixar de responder ao desafio que a Laranjinha nos colocou: apresentar uma receita com laranja nos seus ingredientes. Aqui está ela e é um doce, como qualquer festa de aniversário exige: uma Mousse de Dióspiro e Laranja, com uns salpicos de Canela. PARABÉNS!
A Laranjinha e o seu blog têm sido uma fonte de inspiração para muitas de nós. Não só nas receitas mas na atitude, no rigor do seu trabalho, na busca de superação e no investimento pessoal que transparece de tudo o que publica. Gostava, por isso, de poder apresentar-lhe algo delicioso, bonito aos olhos e ao paladar!
Como a maior parte das coisas boas na vida, a ideia desta mousse veio ter comigo na casualidade de uns dióspiros que encontrei, a rebentar de maduros, num mercado de rua. A ideia do que fazer não se formou logo, mas a pouco e pouco, com algumas pesquisas e exercícios de imaginação, cheguei à fórmula que queria experimentar. Consegui a cor e o sabor imaginado e, satisfeita com o resultado, publico agora estas doces tacinhas com uma mousse cremosa, doce e refrescante.
Ingredientes:
5 dióspiros (caquis) pequenos
Sumo e raspa de 1 laranja
50 g de açúcar
200 ml de natas frescas
2 colheres de sopa de Grand Marnier
1/2 embalagem de gelatina em pó sem sabor (cerca de 2 folhas)
8 nozes (facultativo)
Canela em pó qb.
Colocar a gelatina numa pequena quantidade de água fria. Retirar a polpa dos dióspiros (Caquis) e colocar numa caçarola com o açúcar, o sumo e a raspa da laranja e o Grand Marnier. Deixar cozinhar em lume brando durante uns minutos. Triturar com a varinha mágica (mixer) e juntar a gelatina demolhada, mexendo bem para diluir. Coar com um passador de rede. Colocar numa taça e deixar arrefecer. Quando estiver frio, bater as natas em chantilly e envolver cuidadosamente com a mistura de fruta. Fica bonito se a mistura não ficar totalmente homogénea e se puderem encontrar umas "fitas" de creme de fruta pelo meio (dá um ar mais marmoreado). Colocar em tacinhas individuais ou numa taça grande. Neste caso usei verrines e deu para oito unidades. No fundo de cada taça coloquei uma noz partida em bocados pequenos. Antes de servir polvilhei cada taça de mousse com um pouco de canela em pó.
A canela combina bem com o sabor doce dos dióspiros e com o travo amargo da casca de laranja e do licor, enquanto as nozes trazem uma textura crocante que contrasta com a maciez do creme espumoso da sobremesa. Se colocarem no congelador (freezer) cerca de uma hora antes de servir, parecem pequenos e deliciosos gelados de fruta.
Espero que gostes Laranjinha! Parabéns!!!
Olá Manuela,
ResponderExcluiradorei tudo. O carinho das tuas palavras, o texto, a receita, com ingredientes que adoro, as fotos. Tudo.
Muito obrigada.
Um beijinho grande e um abraço apertado.
Olá Laranjinha!
ResponderExcluirFico contente que tenhas gostado. Foi feita com carinho, esta espécie de presentinho virtual para ti.
Recebe também um abraço apertado
Manela
Uma excelente proposta para o aniversário do meu pai que é já amanhããaaaa! Bigado. Beijinhoooooo
ResponderExcluirGrande Alex! Um doce para o pai e também para o filho. Parabéns!
ResponderExcluirBjnhos
Manuela, está perfeito! A escolha da receita, as fortografias, os aromas, tudo se conjuga para a festa. Diospiro, com laranja e com salpicos de canela só pode ser bom :)
ResponderExcluirUm beijinho.
É mesmo Ginja! Tem mesmo sabor a festa, a coisas boas e é bom para partilhar com os amigos (sim porque não podemos comer tantas natas sozinhas!!!).
ResponderExcluirBjnhos
Eu adoro dióspiro, essa mousse deve ser deliciosa.
ResponderExcluirbeijinhos
Olá Cidália!
ExcluirSe gostas de dióspiros vais gostar, quase de certeza. E o travo a laranja fica-lhe mesmo bem.
Bom fim de semana.
Bjkas
Uma sugestão e participação, absolutamente linda e de sabor que se imagina, sublime!!!
ResponderExcluirBeijinhos,
Lia
Muito obrigada Lia!
ExcluirÉ bom saber que os outros gostam daquilo que fazemos.
Bjnhos
Vim...Gostei...Vou voltar...
ResponderExcluirHummm....delicioso!!
Beijo da Nita...:)
Nita,
ExcluirFico contente que tenhas gostado. Volta sempre, pois és muito bem vinda.
Bjnhos
Uma participação muito original! E com ingredientes que eu adoro!... Anotada ;)
ResponderExcluirBabette
Muito obrigada Babette!
ExcluirÉ daquelas receitas que nos surgem na ideia fruto de um acaso. E neste caso, saiu bem!
Bjnhos
Adoro caquis (que desconhecia, confesso, terem o nome de dióspiros) e os considero pouquíssimo utilizados nas sobremesas brasileiras, portanto obrigado pela dica. Primeira vez por aqui, gostei muito. Abraços
ResponderExcluirObrigado Wair!
ExcluirTambém gostei muito do seu bem humorado blog!
Saudações