quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Tea for Two com Muffins de Mirtilos e Coco

Quando a Ana nos colocou o desafio de convidar um personagem  para jantar, não tive qualquer dúvida que iria participar. Porque gosto da Ana e do seu blog Anasbageri, porque gosto de ler e porque muitos personagens tem assumido, ao longo da minha vida, papeis quase tão importantes como o de pessoas reais, dando-me essa vontade de os conhecer melhor...

A dificuldade era mesmo escolher. Resolvi convidar uma adorável senhora com quem não estou há muito tempo, mas que foi, na minha juventude, companheira de muitas aventuras e de tardes bem passadas. Hoje, mais próxima da sua idade, talvez a compreenda e aprecie ainda melhor.




Eis que chega Miss Marple, para um chá no terraço de casa. O calor tropical impede que traga o seu habitual fato de lã, tão adequado às ilhas britânicas, mas na mala não falta o tricô. Diz que a ajuda a concentrar-se enquanto pensa nos casos. Desembaraçada e perspicaz  Miss Jane Marple é uma forte conhecedora da natureza humana que, no microcosmos de St. Mary Mead, encontra exemplos para explicar os mistérios e crimes com que se depara.

Serena e tranquila, nada do  que se passa nas situações mais cosmopolitas a espanta. Na verdade, nada é radicalmente diferente das ocorrências de uma pequena aldeia, e é sobre estas verdades inalteráveis do que move cada homem e cada mulher que falamos na tarde quente e a ameaçar trovoada.



Enquanto ela tricota eu faço um pouco de crochet, trocamos ideias, relembra-me os casos desvendados, recorda situações caricatas e rimos discretamente. Chegam as cinco e vou buscar o chá. "Oh dear, real blueberry muffins!". "Sim Jane, acompanhados de um chá português, das ilhas atlânticas dos Açores."

Tomamos as nossas chávenas de Gorreana, o de Miss Marple com leite, e comemos os muffins de mirtilos, com o suave toque tropical do coco.


Ingredientes:
1 chávena (xícara) de açúcar
2 ovos
1/2 chávena (xícara) de óleo
1 iogurte natural
1 1/2 chávena (xícara) de farinha
1 colher de chá de fermento
1/2 chávena (xícara) de coco ralado
1 chávena de mirtilos
1 pitada de sal
1 pitada de noz moscada

Bater os ovos com o açúcar até formar um creme esbranquiçado. Juntar o óleo, continuando a bater, e em seguida o iogurte. Misturar a farinha com o coco ralado, o fermento, o sal e a noz moscada e juntar esta mistura seca à massa previamente preparada. Finalizar, adicionando os mirtilos. Envolver bem e encher forminhas de papel que se levam ao forno num tabuleiro para queques ou em formas para queques. Deixar cozer na zona central do forno, a 180º, até ficarem louros.



Não resistimos a um segundo muffin e a mais uma chávena de chá e continuamos a relembrar os casos passados, vividos por ela e lidos por mim, até a luz começar a desaparecer ...

"Oh dear, I must go now!"

Ainda a tento convencer a ficar, mas nada demove Miss Marple das suas ideias. Embalo o resto dos bolos para levar e despedimos-nos com um "See you soon!". Até breve Miss Marple!

NOTA: Neste Convidei para Jantar, tive comigo Miss Jane Marple, personagem de Agatha Christie que, ao longo de décadas foi o herói improvável de vários romances policiais. Como uma típica sexagenária inglesa, o seu gosto por um chá acompanhado de muffins é conhecido dos leitores.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

14 comentários:

  1. Manela, estes <Mufins estão com um aspecto delicioso, estou certa que Miss Marple adorou (eu, confesso, vou ficar com a receita.
    Bjs
    Tb eu respondi ao desafio da Ana ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mané,
      A receita foi criada "de cabeça", mas saiu bem à primeira. Que bom que encontrou o seu convidado... foi um filme e um personagem tão marcante para a minha geração. Talvez até determinante para a minha escolha profissional (sou psicóloga). Ele deve ter adorado a refeição e a companhia.
      Bjnhos

      Excluir
  2. Manuela,
    Que convidada encantadora! Há muitos anos ainda em POrtugal, de vez em qd sentava-me com as minhas amigas a fazer ponto cruz e beber chá, eram umas tardes tão bem passadas, sabes qd o silêncio deixa de nos incomodar..
    As tuas palavras lembraram-me dessas tardes. Gostei imenso da receita e das fotografias.
    E, não sei se já te convidei, eu ando meia perdida, quando gostares de receber o projecto em tua casa, como host, envia-me uma mensagem sim? Acho que farias uma excelente anfitriã.
    bjs e mais uma vez obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana,
      Que iniciativa tão gira, tenho relembrado tantos personagens com os convidados que têm visitado estas casas virtuais!
      Na verdade foi uma tarde muito agradável! É como lanchar com uma tia, recordar tempos passados, falar do que se está a fazer...
      Quando achares bem, terei todo o gosto em ser a anfitriã.
      Bjnhos

      Excluir
  3. Manuela, ficaram lindos. Parecem fofinhos e deliciosos.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Selene!
      Também gostei muito da sua cozinha. Que bem que me sabiam hoje os filetes de peixe gato!
      Bjnhos

      Excluir
  4. Gostei da tua convidada!
    E gostei ainda mais desses muffins com a explosão dos mirtilos.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cidália,
      Miss Marple é a convidada perfeita, tranquila e amável e, ao mesmo tempo, perspicaz e inteligente.
      E os muffins também estavam de comer e chorar por mais. Quando puderes experimenta, estou certa que vais gostar.
      Bjkas

      Excluir
  5. Adoro mirtilos e os teus muffins têm um aspecto delicioso.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Regina!
      Estes mirtilos eram muito bons e os muffins ficaram uma delícia.
      Bjnhos

      Excluir
  6. Que saudades da querida Miss Marple. Acho que ela adorou os muffins e o chá também, que é dos meus preferidos.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla,
      Acho que ela gostou mesmo ;0)! E eu gostei muito da estar com ela. Não tenho cá os meus livros que já li, mas andei a rever episódios da série da BBC ( no youtube).
      Bjkas

      Excluir
  7. Perfeita essa tarde. Um chá de amizade, com uma companhia bem original. Uma convidada perfeita, para acompanhar um gorreana e esses muffins lindos. Adoro muffins de mirtilos. A foto do interior está uma tentação.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ginja,
      Os mirtilos eram bem doces e o interior ficou quase como se fosse recheado com pedaços de uma compota leve. O coco também dá uma massa fofa muito saborosa. Estava na dúvida em fazer esta combinação, mas algo me dizia que ia sair bem.
      Bjnhos

      Excluir