Foi o caso do sumo de figo da índia! Quando em Janeiro fui a Portugal vi, no Alentejo, as piteiras carregadas de belos frutos vermelhos e lembrei-me que, desde a infância, não voltei a provar este fruto. Quando regressei, encontrei os figos à venda no supermercado (aqui são conhecidos como figo da índia, mas também como fruto de palma).
Os que comprei são da variedade mais amarelada, mas com a polpa de um laranja bem forte. Ricos em minerais e em vitaminas, pareceram-me ideias para fazer um sumo refrescante. Para dar aquele travo ácido e cítrico, combinei a lima e o resultado foi muito positivo.
Ingredientes:
2 figos da índia
2 limas
açúcar e água a gosto
O primeiro passo é descascar os figos, no que se deve ter muito cuidado. O ideal é usar umas luvas, pois os pequenos picos que existem na pele do figo podem espetar-se nas mãos. Descascar as limas, tirando a casca e a parte branca. Partir os frutos em pedaços, juntar uma ou duas colheres de açúcar e um copo de água. Triturar, utilizando a varinha mágica (mixer) ou o copo liquidificador. Coar a mistura obtida e acrescentar água e açúcar a gosto. Servir com gelo ou bem fresco.
Espero que gostem!
Que belo suco deve ser muito bom...bjs
ResponderExcluirOlá Belinha!
ResponderExcluirÉ bom sim. Na verdade eu já nem me lembrava do sabor dos figos da índia enem sei dizer se estes sabem ao mesmo dos daí, mas a mistura do figo com a lima saiu muito bem.
Bjnhos
Bem, super original este sumo refrescante :)
ResponderExcluirUm beijinho.
Olá Ginja!
ExcluirFicou bom e o sabor é diferente de tudo o que me lembro. Nunca vi à venda aí em Portugal, mas nesta altura as beiras de estrada têm muitas vezes as piteiras cheias de frutos.
Bjnhos
também me lembro destes figos, da minha infancia
ResponderExcluir:)
Mané,
ExcluirLembro-me de comer estes figos quando era bem pequena, mas não me recordava do sabor. Foi uma experiência nova outra vez.
Bjkas
Olá Manuela, lembro-me de beber o mel que saia desses frutos como charope que meus padrinhos extraíam para dar a nós (crianças). Não me lembro do sabor, mas repudiava-me beber aquilo prque era muito viscoso :) Nunca mais vi disso, mas agora fiquei curiosoa :)
ResponderExcluirBeijinhos
Olá Susana,
ResponderExcluirTambém tenho memórias terríveis de xaropes caseiros do tempo da minha infância. Se conseguir arranjar os figos não deixe de experimentar. Já o xarope, parece-me que deve ser para esquecer.
Bjkas
Façam o refresco de figo da Índia e adorarão, é muito saboroso. Eu faço puro e sem mistura pois não aprecio cítricos.
ResponderExcluirGaranto que gostarão!