quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Fritada de Bacalhau

Adoro pratos confeccionados com ovos e, embora não faça com frequência, as fritadas (frittatas ou tortilhas) preenchem bem esse critério, além de serem uma forma de aproveitar restos de carne, peixe ou legumes.

Há dias tinha visto uma sugestão do Chef Baena que me ficou na lista das receitas a repetir. Quando ontem me sobrou bacalhau do almoço pensei logo em por a ideia em prática.




As fritadas são sempre formas rápidas de obter uma refeição saborosa e, com um acompanhamento simples como uma salada, podem facilmente proporcionar uma refeição bastante equilibrada.




Ingredientes:
(para uma fritada)
1/2 posta / lombo de bacalhau
1/2 batata
3 chalotas
1 dente de alho
3 ovos
Cebolinho
Azeite, sal e pimenta

Corta-se a batata em cubos pequenos e frita-se. Desfia-se o bacalhau já cozinhado em lascas. Pica-se as cebolinhas e levam-se a refogar no azeite, juntando o alho picado pouco depois. Quando começarem a ficar translúcidas junta-se o bacalhau. Numa tigela, batem-se os ovos com um pouco de sal (ter em conta que o bacalhau já tem gosto a sal) e a pimenta, adiciona-se o cebolinho picado. Junta-se a mistura de bacalhau e envolve-se. Na frigideira ainda untada de azeite, deita-se a mistura de ovos e bacalhau e deixa-se alourar. Quando estiver boa do primeiro lado, vira-se com a ajuda de um prato (ver vídeo do Chef Baena), deixando alourar depois do outro lado. Corta-se em triângulos e serve-se quente.

O Chef Baena dá uma óptima sugestão para cozer o bacalhau. Cá em casa faço de outra forma: coloco o bacalhau em água fria e acendo o lume. Quando levanta fervura, desligo o fogão. Fica bem cozido, a lascar e nada ressequido.




Acompanhei a fritada de uma salada de alface, tomatinho sweet grape e manjericão, temperada de azeite e vinagre balsâmico. Uma refeição simples mas muito saborosa.

Bom apetite!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. Bela sugestão :) Gosto muito e pode-se substituir o bacalhau por outro ingrediente e voilá!

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo, com uma base simples pode fazer-se uma série de variações consoante o que temos disponível.
    Bjnhos

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de fritadas :) Facilmente temos uma refeição e as hipóteses de variar são imensas.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ginja!
      Podem ser um Plano B, mas delicioso.
      Bjnhos

      Excluir