Há dias tinha visto uma sugestão do Chef Baena que me ficou na lista das receitas a repetir. Quando ontem me sobrou bacalhau do almoço pensei logo em por a ideia em prática.
As fritadas são sempre formas rápidas de obter uma refeição saborosa e, com um acompanhamento simples como uma salada, podem facilmente proporcionar uma refeição bastante equilibrada.
Ingredientes:
(para uma fritada)
1/2 posta / lombo de bacalhau
1/2 batata
3 chalotas
1 dente de alho
3 ovos
Cebolinho
Azeite, sal e pimenta
Corta-se a batata em cubos pequenos e frita-se. Desfia-se o bacalhau já cozinhado em lascas. Pica-se as cebolinhas e levam-se a refogar no azeite, juntando o alho picado pouco depois. Quando começarem a ficar translúcidas junta-se o bacalhau. Numa tigela, batem-se os ovos com um pouco de sal (ter em conta que o bacalhau já tem gosto a sal) e a pimenta, adiciona-se o cebolinho picado. Junta-se a mistura de bacalhau e envolve-se. Na frigideira ainda untada de azeite, deita-se a mistura de ovos e bacalhau e deixa-se alourar. Quando estiver boa do primeiro lado, vira-se com a ajuda de um prato (ver vídeo do Chef Baena), deixando alourar depois do outro lado. Corta-se em triângulos e serve-se quente.
O Chef Baena dá uma óptima sugestão para cozer o bacalhau. Cá em casa faço de outra forma: coloco o bacalhau em água fria e acendo o lume. Quando levanta fervura, desligo o fogão. Fica bem cozido, a lascar e nada ressequido.
Acompanhei a fritada de uma salada de alface, tomatinho sweet grape e manjericão, temperada de azeite e vinagre balsâmico. Uma refeição simples mas muito saborosa.
Bom apetite!
Bela sugestão :) Gosto muito e pode-se substituir o bacalhau por outro ingrediente e voilá!
ResponderExcluirÉ isso mesmo, com uma base simples pode fazer-se uma série de variações consoante o que temos disponível.
ResponderExcluirBjnhos
Gosto muito de fritadas :) Facilmente temos uma refeição e as hipóteses de variar são imensas.
ResponderExcluirUm beijinho.
Olá Ginja!
ExcluirPodem ser um Plano B, mas delicioso.
Bjnhos