sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Granola Grabbers | Dorie às Sextas

A Mariana e a Patrícia tem vindo a dinamizar um animado desafio - Dorie às Sextas - em que um grupo de food bloggers (e não só) reproduzem, quinzenalmente, uma receita do livro Baking da Dorie Greenspan. Esta é já a segunda edição e, amigos de bolachas como somos aqui nesta cozinha, não quisemos deixar de participar, fazendo (e comendo) umas deliciosas Granola Grabbers!




O seu aspecto pode ser um pouco rústico, mas o aroma e o sabor são uma maravilha. Nutritivas e, certamente, calóricas (mas quem é que está a contar calorias?!), constituem um lanche rico e apetitoso. Óptimas para as crianças levarem para a escola, como um miminho extra, ou para acompanhar o copo de leite antes de deitar.

A participação no Dorie às Sextas não obriga a uma reprodução fiel das receitas originais, sendo uma das suas vantagens a possibilidade de criar um pouco e, depois, debater com os outros participantes os resultados das alterações. No meu caso apenas introduzi a raspa de laranja que dá um toque adicional no meio do sabor dos frutos secos. Por outro lado, reduzi para metade a receita original (com os necessários ajustes) e apenas utilizei açúcar  demerara que dá um sabor mais caramelizado. O resultado ultrapassou em muito as minhas expectativas (que já eram positivas) e estou certa de que vou repetir estes cookies de granola e frutos secos.





Ingredientes:
1 1/2 chávena (xícara) de granola
1/2 chávena (xícara) de passas
1/4 chávena (xícara) de amendoins
1/4 chávena (xícara) de amêndoas
1/4 chávena (xícara) de coco
1/4 chávena (xícara) de germen de trigo
100 g de manteiga / margarina
1/2 chávena (xícara) de açúcar demerara (pode se amarelo)
1 ovo médio / pequeno
1/2 chávena (xícara) de farinha
1 colher de chá de fermento
uma pitada de sal
raspa de uma laranja

Cerca de meia hora antes colocar os diversos ingredientes à temperatura ambiente. Entretanto, forrar dois a três tabuleiros com papel vegetal e medir todos os ingredientes necessários. Numa taça grande misturar a granola com os frutos secos e o germen de trigo, reservando. Noutra taça, bater a manteiga com o açúcar e o ovo até obter uma mistura homogénea. Juntar a raspa de laranja e a pitada de sal e por fim envolver com a farinha peneirada com o fermento. Nesta massa, envolver delicadamente a mistura de granola e frutos secos, tendo o cuidado para que fique bem distribuida. Com uma colher de sopa, formar porções circulares de massa sobre o papel vegetal, devidamente espaçadas. Se a massa se apresentar muito consistente pode ser necessário achatar um pouco os cookies (no caso das minhas bolachas não foi necessário). Levar a cozer na zona intermédia do forno a cerca de 180º. A cozedura é rápida (entre 10 a 15 minutos).




Retirar do forno e deixar arrefecer sobre um rack. Uma vez frias, guardar numa lata ou caixa hermética para se manterem crocantes. Depois é só deliciarem-se!




Achei-as boas com leite (quente ou frio), com sumos de fruta e com chá... verdadeiramente deliciosas!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

12 comentários:

  1. Ficaram lindas! As bordinhas douradas estão incríveis :-)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Letrícia!
    E são tão gostosas como lindas.
    Bjnhos

    ResponderExcluir
  3. Ficaram lindas Manuela! Eu gosto assim bem rústicas. Por aqui desapareceram num instantinho e que bem nos souberam.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São tão boas que nenhuma de nós conseguiu que durassem muito. E quem, como eu, fez só metade da receita já se deve ter arrependido.
      Beijinhos e bom fim de semana

      Excluir
  4. Ficaram lindas essas bolachas. Uma autentica perdição, por isso o melhor é ne pensar em calorias... vamos chutar para o ar e comer as bolachinhas =)
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assim mesmo! Pela minha parte fiz o que podia. Já há muito que desapareceu a última... E que boas que são. Acho que é opinião unânime que é uma receita a repetir.
      Bjnhos para as duas

      Excluir
  5. Parecem estar muito boas (posso tirar uma?)
    Bjs e bom fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mané!
      Estavam muito boas e gostaria muito de partilhar uma (ou mais) contigo!
      Bom fim de semana e Bjnhos

      Excluir
  6. yamiii tão apetitosas e a raspa de laranja deu-lhe aquele toque especial.
    beijinhos

    http://clavelscook.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria João,
      Acho também que a raspa de laranja combina muito bem com o resto dos sabores. Segui a receita muito à letra e esta foi a pequena alteração, mas que vou manter nas próximas vezes. Sim, porque estas bolachas são das que vamos fazer até ser velhinhas LOL.
      Bjnhos

      Excluir