sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Tarte Tatin | Dorie às Sextas

Nesta edição de Dorie às Sextas, em que um grupo de blogers realiza em simultâneo uma receita do livro Baking,  de Dorie Greenspan, avançámos em força para a Tarte Tatin e as participações foram imensas e deliciosas.

Foi a minha primeira Tarte Tatin e da próxima vez talvez faça algumas pequenas alterações. Talvez um pouco menos de açúcar e de manteiga e vou certamente experimentar outros frutos. Alguns elementos do grupo fizeram com pêra ou com manga e os resultados pareceram-me apetitosos.




Ingredientes:
1 embalagem de massa folhada
6 a 8 maçãs, consoante o tamanho
100 g de açúcar (valor já rectificado, pois acho que ficou mesmo muito doce)
100 g de manteiga

Numa frigideira de 28 a 30 cm que possa ir ao forno (no meu caso fiz numa forma de tarte sem fundo amovível), colocar a manteiga e deixar derreter, tendo o cuidado de untar os lados até meio. Polvilhar toda a superfície com o açúcar. Dispor a maçã, descascada e cortada em quartos, de forma concêntrica, tendo o cuidado para que todos os espaços fiquem cobertos. No meu caso, apesar de colocar duas camadas, depois de cozida, como as maças tendem a mirrar, surgiram alguns espaços com menos fruta. Deixar sobre o bico do fogão até que comece a caramelizar. Ou seja, quando o açúcar com a manteiga que vai estar a borbulhar por entre os pedaços de maça começar a apresentar o tom castanho dourado característico do caramelo. Nessa altura, tirar do lume e cobrir com o circulo de massa folhada, aconchegando o que sobra na beirada, de forma a ficar duplo em volta (atenção para não queimar os dedos!!). Levar ao forno até a massa folhada crescer e ficar dourada. Desenformar ainda quente num prato grande (se deixar arrefecer pode partir-se). Depois de virar a tarte pode haver alguns pedaços de fruta que fiquem fora do lugar, pelo que os deveremos compor.

O aroma é delicioso e o estaladiço da massa folhada com a maçã desfaz-se na boca.

Experimentem e bom apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

16 comentários:

  1. sim também concordo contigo, mas como eu utilizei as Granny Smith, logo não são tão doces.
    A tua tarte está com um aspecto excelente

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Mané!
    Eu acho que tem a ver com o tipo de maça (ou outra fruta) que se utilize. Quando for mais ácido pode levar um pouco mais de açúcar, mas como as maçãs que usei já são doces, para mim, ficou mais doce do que eu gostaria. Por outro lado, se não caramelizar tanto talvez o sabor não fique tão concentrado. Mais uma vez, a experiência fará a perfeição.
    Bjnhos

    ResponderExcluir
  3. A tarte está com um excelente aspecto. Adoro quando ficam assim escurinhas, eu gosto assim do caramelo. E acho que as fotografias estão muito bem, não percebi!!!
    Concordo contigo, a experiência ajuda a atingirmos a perfeição. Faz mais e mais que esta tarte é maravilhosa. :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Maria João!
      Esta é com certeza uma tarte a repetir, com maçã e com outras frutas. Irei inspirar-me nas versões tão bonitas apresentadas pelo grupo.
      Bjnhos

      Excluir
  4. Manuela eu adoro as fotos!!! E o aspecto da tarte está delicioso.
    Para mim a canela é sempre uma especiaria que não pode faltar :))
    Da próxima vou cortar é na manteiga que achei um exagero:D
    bjo doce

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pipas!
      Fiquei com pena de não ter colocado canela, mas a tarte apesar de doce ficou muito boa. Quanto às fotos, como não tirei muitas quando chegou à altura de postar não tinha muito por onde escolher... mas não liguem, foi um desabafo!
      Bjkas

      Excluir
  5. As fotos ficaram lindas Manuela :) Esta tarte é perfeita, já passou para o top das favoritas cá de casa. E é deliciosa. Esse caramelo ficou perfeito!
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ginja!
      Vocês são amorosas e eu às vezes é que sou um bocadinho exagerada no que exijo a mim própria.
      Bom domingo e bjnhos

      Excluir
  6. Também achei a tarte um tanto doce demais. Também penso em reduzir a quantidade de açúcar e manteiga da próxima vez (e testar outras frutas). Gostei muito da bela coloração da sua tarte, está tão apetitosa!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Letrícia!
      Estou de acordo contigo. Há que testar outros frutos!
      A cor e o ponto do caramelo ficaram óptimos, só receio que tenha sido demais porque as maçãs ficaram muito encolhidas. Com a prática chego lá!
      Bjos

      Excluir
  7. Estou a achar muito engraçado este desafio, acompanho vários blogs que o seguem. Esta tarte ficou cm um aspecto absolutamente delicioso! Obrigada pela partilha. bjs

    Ana

    ResponderExcluir
  8. Obrigada Ana!
    Então e para quando a sua participação? Na próxima receita contamos consigo.
    Bjnhos

    ResponderExcluir
  9. Eu achei que ficou fantástica. Adoro a cor do seu caramelo.....
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Ficou linda, linda esta tatin!!! O sabor deve estar magnífico!
    Beijinhos e boa semana,
    Lia.

    ResponderExcluir