Menus da Semana



Já há algum tempo que andava com a ideia de sugerir um menú semanal. Porque muitas vezes pensar e arranjar ideias sobre o que fazer ao longo da semana é o mais difícil e o que mais demove muitas pessoas de cozinhar diariamente, e porque acredito que o planeamento ajuda muito a organizar refeições agradáveis e equilibradas para partilhar com a família e os amigos.

Porque considero a sopa um elemento importantíssimo, proponho a sua realização num dia do fim de semana quando se tem mais tempo, mas, na verdade, é algo que podemos fazer facilmente durante o serão dum dia de semana e, assim, não comer a mesma sopa toda a semana.

Fazer um bolo semanal ou uma fornada de bolachas é uma alternativa saudável às bolachas e bolos comprados feitos, para além de ser mais económica. Para sermos mais comedidos, sobremesas só ao fim de semana. Nos restantes dias, frutas ao natural antes ou depois das refeições são a melhor escolha. A maioria das propostas ficam bem se acompanhadas de uma salada, por mais simples que seja.


Menu da Semana #1


                                                                                                                                                                     


No planeamento de um menú semanal convém ter em conta os alimentos disponíveis na despensa e no frigorífico (geladeira), de forma a evitar desperdícios. Por outro lado, tem a vantagem de nos ajudar a fazer compras mais racionais, ponderando quantidades e não sucumbindo ao apelo consumista que muitos locais de venda estimulam.

Se me perguntarem se, a meio da semana anterior, já tenho tudo escrito num caderninho ou organizado numa folha de Excel, tenho de confessar que não (não sou tão organizada!), mas tenho uma ideia bastante concreta do que vou fazer ao longo da semana. Fui adquirindo a sensibilidade para perceber de que alturas podem surgir restos que serão aproveitados, mais tarde noutra receita, que quantidade de fruta é necessária para sumos, sobremesas e para comer fresca, etc

Mesmo a menos experientes, se ficarem atentas, vão ver que há bons truques para nunca serem apanhadas desprevenidas face a uma visita inesperada ou para pouparem consideravelmente no supermercado ao mesmo tempo que aumentam a qualidade das vossas refeições.



                                                                                                                                                                     



O que fazer para as refeições desta semana ou, de forma mais imediata," o que fazer hoje para o jantar?", são talvez das questões que mais apoquentam alguém que tem a responsabilidade de gerir uma casa.

Com algumas premissas simples e um pouco de organização podemos melhorar substancialmente a alimentação da nossa família, reduzindo a conta do supermercado. Entre as principais ideias que me orientam neste desafio de, diariamente, colocar comida sobre a mesa, destaco a escolha pelos produtos naturais, não processados industrialmente, se possível de produtores locais. Uma dieta rica em vegetais e com pouca quantidade de carne, sobretudo da vermelha, é outra das opções que me ajudam a decidir a ementa.

Os sumos de fruta são feitos em casa e os bolos e bolachas também. É igualmente fácil fazer iogurtes, gelados e pão, reduzindo, assim, ao máximo a quantidade de aditivos, açúcares e gorduras que estes produtos apresentam ao fazê-los com ingredientes frescos e naturais.



                                                                                                                                                                     



Por mais simples que sejam os pratos que preparamos (e muitas vezes têm de ser, pois os nossos horários não nos deixam muito tempo livre entre a chegada a casa e a hora do jantar!), a sua apresentação e uma mesa agradável transmitem logo um ambiente diferente à refeição.

Eu sou grande apreciadora das louças brancas mas, com excepção de situações mais formais,  não ligo muito a serviços. O Branco permite inúmeras combinações em termos de texturas e materiais e até de juntar elementos coloridos que, em função do número de pessoas habitualmente à nossa mesa são fáceis de encontrar a preços convidativos nos saldos e restos de colecção.

Uma toalha alegre, umas flores, a preparação de pratos individuais (no caso de certos pratos de forno, por exemplo), traz uma dinâmica diferente à mesa e, mesmo com um número limitado de objectos, podemos dar todos quase todos os dias aquele ar especial à refeição com a nossa família!








Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário