terça-feira, 9 de agosto de 2011

Bolo de Cenoura, Gengibre e Mel

As cinco semanas de férias terminaram rapidamente e já estou de volta ao Brasil. Trago as saudades, as lembranças, os sabores e os aromas do meu país. Trago o som do mar e a sua frescura, a areia dourada e fina das nossas praias ainda presa entre as páginas do livro que estou a ler. Trago tanto e deixei tanto... mas como não podemos ter o melhor de dois mundos, uma vez aqui há que tirar o melhor partido daquilo que tenho! Foi neste espírito de improviso e na vontade de tornar as limitações em oportunidades que surgiu este bolo...

Perante um frigorífico quase vazio, foram os ingredientes que ditaram as possibilidades. Apetecia-me um bolo de cenoura, mas só tinha duas! Gostava que tivesse um toque diferente e pensei no gengibre! Tinha estado a temperar um lombo de porco e lembrei-me de acrescentar algum mel! A experiência deu certo e por isso vos trago mais esta receita.



Ingredientes:
4 ovos
250 g de açúcar
150 ml de óleo
2 cenouras médias, cozidas e trituradas
2 colheres de sopa de mel
sumo de meio limão
1 colher de sobremesa de gengibre ralado
150 ml de leite
300 g de farinha com fermento

Batem-se os ovos com o açúcar até ficar uma mistura homogénea e esbranquiçada. Em seguida junta-se o óleo e mistura-se bem. Numa taça à parte, mistura-se bem a cenoura cozida e triturada com o mel, o limão e o gengibre ralado. Junta-se esta mistura à massa e acrescenta-se o leite, integrando tudo cuidadosamente. Por fim, acrescenta-se a farinha, misturando sem bater. Vai a cozer em forno médio, numa forma com chaminé.



Ficou um bolo saboroso, húmido e fofo que certamente irei repetir. Da próxima vez vou colocar mais um pouco de gengibre para ver como fica com um sabor mais intenso...



Espero que gostem!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário