quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Risotto de Banana da Terra

Nestes últimos meses, desde que cheguei ao Brasil tenho descoberto novos produtos e outros tantos ingredientes com que tento criar novos pratos ou renovar receitas que já fazia. Outro dia descobri a Banana da Terra, que me foi apresentada por uma amiga brasileira. Esta banana, maior que as bananas comuns que comemos como fruta, não dá para comer crua, devendo ser cozinhada tanto com aplicações em pratos salgados como doces. Boa para fritar para servir de acompanhamento, faz tambémuma boa sobremesa, se cortada em fatias e levada ao forno com açúcar e canela de onde sai caramelizada. Se algum dos leitores desta cozinha conhecer boas receitas, gostaria muito das conhecer...

Comprei duas bananas e fiquei a pensar o que fazer com elas. Lembrei-me de fazer um Risotto, utilizando a receita habitual, mas acrescentando a banana na fase final. Neste caso, o arroz foi acompanhar uns filetes de Saint Peters que estufei com alecrim (um dia destes posto a receita), e a combinação funcionou muito bem.

Ingredientes:
1 banana da terra, previamente cozida e partida em cubos (em Portugal pode ser substituída pela banana pão)
1 chávena de chá de arroz arbóreo
1 cebola pequena
azeite qb
cerca de 1 l de caldo de frango ou legumes
1 colher de sopa de manteiga
cerca de 50 g queijo parmesão ralado

Lavar a banana, cortar as pontas e partir ao meio, colocando para cozer num tacho com água. Uma vez cozida, retirar da água , partir em cubos e reservar. Picar a cebola finamente e levar ao nume num tacho com azeite. Quando estiver transparente acrescentar o azeite e deixar cozer um pouco. Depois ir juntando, gradualmente o caldo que deve estar quente. Deixar cozer o arroz com cada concha de caldo até este quase evaporar totalmente e, então, adicionar mais um pouco. Quando vir que o arroz está quase cozido (faltando cerca de duas conchas de caldo), adicionar os cubos de banana. Quando estiver no ponto e ainda com um pouco de caldo, adicionar uma colher de manteiga, misturar e, por fim, juntar o queijo parmesão ralado, envolvendo bem. O arroz deve ficar cremoso e para que não seque, deve ser servido imediatamente.



Experimentem e bom apetite!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário