terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Sumo de Figo da Índia e Lima

Aqui pelo Brasil o tempo está quente e apetece uma bebida fresca. Pela sua riqueza em frutas, os sumos  são uma opção diária e, se a limonada e o refresco de maracujá são dos nossos favoritos, sempre vamos experimentando novas possibilidades!




Foi o caso do sumo de figo da índia! Quando em Janeiro fui a Portugal vi, no Alentejo, as piteiras carregadas de belos frutos vermelhos e lembrei-me que, desde a infância, não voltei a provar este fruto. Quando regressei, encontrei os figos à venda no supermercado (aqui são conhecidos como figo da índia, mas também como fruto de palma).




Os que comprei são da variedade mais amarelada, mas com a polpa de um laranja bem forte. Ricos em minerais e em vitaminas, pareceram-me ideias para fazer um sumo refrescante. Para dar aquele travo ácido e cítrico, combinei a lima e o resultado foi muito positivo.




Ingredientes:
2 figos da índia
2 limas
açúcar e água a gosto

O primeiro passo é descascar os figos, no que se deve ter muito cuidado. O ideal é usar umas luvas, pois os pequenos picos que existem na pele do figo podem espetar-se nas mãos. Descascar as limas, tirando a casca e a parte branca. Partir os frutos em pedaços, juntar uma ou duas colheres de açúcar e um copo de água. Triturar, utilizando a varinha mágica (mixer) ou o copo liquidificador. Coar a mistura obtida e acrescentar água e açúcar a gosto. Servir com gelo ou bem fresco.




Espero que gostem!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

9 comentários:

  1. Olá Belinha!
    É bom sim. Na verdade eu já nem me lembrava do sabor dos figos da índia enem sei dizer se estes sabem ao mesmo dos daí, mas a mistura do figo com a lima saiu muito bem.
    Bjnhos

    ResponderExcluir
  2. Bem, super original este sumo refrescante :)
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ginja!
      Ficou bom e o sabor é diferente de tudo o que me lembro. Nunca vi à venda aí em Portugal, mas nesta altura as beiras de estrada têm muitas vezes as piteiras cheias de frutos.
      Bjnhos

      Excluir
  3. também me lembro destes figos, da minha infancia
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mané,
      Lembro-me de comer estes figos quando era bem pequena, mas não me recordava do sabor. Foi uma experiência nova outra vez.
      Bjkas

      Excluir
  4. Olá Manuela, lembro-me de beber o mel que saia desses frutos como charope que meus padrinhos extraíam para dar a nós (crianças). Não me lembro do sabor, mas repudiava-me beber aquilo prque era muito viscoso :) Nunca mais vi disso, mas agora fiquei curiosoa :)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Olá Susana,
    Também tenho memórias terríveis de xaropes caseiros do tempo da minha infância. Se conseguir arranjar os figos não deixe de experimentar. Já o xarope, parece-me que deve ser para esquecer.
    Bjkas

    ResponderExcluir
  6. Façam o refresco de figo da Índia e adorarão, é muito saboroso. Eu faço puro e sem mistura pois não aprecio cítricos.

    Garanto que gostarão!

    ResponderExcluir