segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Risotto de Frango com Manga e Cajú

À noite, quando chegamos a casa, após um dia de trabalho ou estudo, sabe bem uma comida reconfortante, saborosa e, que seja, também equilibrada e nutritiva. Tento que estes critérios estejam presentes quando escolho o que fazer para cada refeição ou quando tento criar algo novo. Na verdade eu vivo de inspirações, adaptações e planos de contingência, tendo em conta o que existe na despensa e no frigorífico! Se não considero possuir os conhecimentos culinários para ser uma criadora, também sou incapaz de seguir uma receita à risca, nem que seja algo que eu própria tenha inventado!



Este risotto surgiu de uma combinação de factores deste género... o que estava disponível, sabores que gosto de combinar e certamente de uma ou outra ideia que vira aqui ou ali!

Ingredientes:
Duas chávenas de chá de arroz arbóreo
Metade de um frango cozido e desfiado
Caldo de cozedura do frango (cozinhado com sal e legumes)
1 manga
75 gramas de castanha de cajú
1 cebola finamente picada
2 colheres de manteiga
50 g de parmesão ralado
1 raminho de mangericão
azeite e sal qb

Cozer o frango em água com sal e com alguns legumes (1 cenoura, 1 cebola, 3 dentes de alho, 1 talo de aipo (salsão), uma folha de louro, salsa ou outras ervas a gosto, pimenta e um pouco de azeite). Desfiar o frango e reservar o caldo para a realização do risotto. Refogar a cebola picada com o azeite. Quando estiver transparente juntar o arroz e deixar cozinhar um pouco até ficar mais translúcido, com cuidado para não deixar pegar ou queimar. Juntar o caldo, que deverá estar quente, a pouco e pouco (costumo deitar uma concha de sopa de cada vez). Quando o arroz estiver a ficar seco, junte a porção seguinte de caldo. Quando o arroz estiver praticamente cozido, misture o frango antes da última concha de caldo. Deixar apurar e juntar a manga partida em cubinhos. Depois adicionar a manteiga envolvendo bem e, por fim o parmesão, de forma a deixar o risotto bem cremoso. Completar com o cajú grosseiramente partido e servir decorado com folhas de manjericão.



Os contraste e combinação dos sabores e texturas do frango, da manga, do arroz e do cajú, pareceram-me muito agradáveis e foram aprovados cá em casa.

Espero que também vos agradem!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário