segunda-feira, 11 de junho de 2012

Risotto de Funcho

Aqui em casa o risotto tornou-se rei! Já raramente faço um arroz branco, sendo o arroz com legumes ou ervas, cozinhado lentamente à medida que se acrescenta caldo a opção geralmente escolhida. Já há tempo que andava com a ideia de experimentar um risotto de funcho e este fim de semana finalmente passei do projecto à concretização.




Ficou delicioso como acompanhante duns lombos de St. Peters no forno, mas acredito que, mesmo só, poderá constituir uma refeição leve e agradável.

O seu sabor é delicado mas distinto, trazendo o aroma do funcho em toda a sua plenitude.

Ingredientes:
1/4 de um bolbo de funcho
1 cebola
3 dentes de alho
2 chávenas (xícaras) pequenas de arroz arbóreo
1 l de caldo de legumes
4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
azeite, sal e pimenta qb.

Aquecer o caldo de legumes. Picar a cebola e o alho finamente. Lavar e cortar a parte branca do funcho em cubos. Lavar e picar grosseiramente a rama verde fininha do funcho. Num tacho, refogar a cebola no azeite, em seguida juntar o alho picado. Quando a cebola estiver transparente, juntar o bolbo de funcho cortado em cubos e deixar  refogar um pouco. Juntar o arroz e deixar cozinhar mais um pouco em lume brando. Juntar um pouco do caldo de legumes quente e deixar cozinhar com o tacho tapado. Gradualmente, ir juntando o caldo, mexendo um pouco e deixar cozinhar até reduzir o líquido. Repetir a operação até juntar a última porção de caldo, com a qual deve adicionar a parte verde do funcho e a pimenta moída no momento. Deixar cozinhar uns minutos e, quando já estiver só um pouco de caldo cremoso, adicionar o queijo ralado e envolver bem. Desligar o lume e tapar o tacho, aguardar uns minutos e está pronto a servir.




Bom apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 comentários:

  1. Gostei da subtileza desse risotto :) Para acompanhamento normalmente gosto do arroz o mais simples possivel, mas acredito que esse risotto seja discreto o suficiente que se adapte tanto a prato principal como a acompanhamento :)

    ResponderExcluir
  2. Também sou muito fã de risoto e o seu me deu água na boca parece ter ficado delicioso, tenho dificuldades em usar funcho mas vou tentar no risoto.
    bjo

    ResponderExcluir
  3. Eu também já não passo sem um belo risotto! Até a minha avó ficou fã e as duas adoramos fazer refeições sem carne à base de risottos de vegetais e cogumelos. E as ervinhas que podemos colocar e os aromas saboreados, maravilha. O teu risotto de hoje parece de sabor delicado e envolvente, gostei.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  4. oláaa,
    adorei o aspecto do teu risotto,adoro sempre o cremoso deste prato =)

    ResponderExcluir
  5. Ando a cortar no arroz e afins, mas gosto de ver coisas sugestões simples, como esta, são as mais saborosas.

    ResponderExcluir
  6. Que sugestão magnífica. Adoro funcho e este risotto está com um aspecto divino e super cremoso!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto imenso de usar funcho, imagino o sabor fantástico deste risotto.
    Um beijinho

    ResponderExcluir