terça-feira, 30 de abril de 2013

Mais uma Manta "de Velha"...



O filhote fez quinze anos a semana passada e a prenda prometida era uma manta "de velha" a preceito. Sim, porque já tem idade para ter a sua própria manta em tamanho XL que as de criança, já mal tapam as pernas. E apesar de não ser uma prenda muito convencional para um jovem de quinze anos ele adorou recebê-la e está a dar-lhe bom uso.

Consegui terminar na véspera do aniversário, depois de quase dois meses de crochet diário para cumprir com a meta estipulada. O sentimento de missão cumprida a a visão do filhote(ão) com a sua manta enchem-me o coração!




Optei pelas cores do quarto, que evoca terras africanas, em tons terra e laranja. Com uns quadros do IKEA e umas fotos de animais retiradas dum calendário do National Geographic está criado o ambiente dum acampamento na savana.


A manta, aos pés da cama, acrescenta conforto e está sempre pronta para um aconchego enquanto se vê um filme ou se lê um livro antes de dormir.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Esparguete Integral com Beterraba, Pinhões e Queijo Fresco



Cada vez me vou sentindo mais confortável a comer pratos sem carne ou mesmo peixe (que adoro!). Pesam as razões de saúde e também as questões éticas e, confesso que até o sabor de um belo prato à base de vegetais suplanta, na maioria das vezes, o de um prato de carne.

Desta forma, estou sempre atenta a novas combinações que vão surgindo aqui e ali. Este prato delicioso que vos trago nesta Segunda Sem Carne, foi inspirado numa sugestão da Miss Vite (do blog Le Passe Vite) para a Bio Escolhas.



 Apesar de algumas alterações para substituir ingredientes que não tinha, revelou-se um almoço delicioso que certamente irei repetir. Obrigada Miss Vite!



Ingredientes: 
1 embalagem de esparguete integral
2 beterrabas grandes
4 dentes de alho
1 raminho de tomilho
100 g de pinhões (pignoli)
250 gramas de queijo fresco (se tiver requeijão, deve ser ainda melhor)
2 limas
Azeite, sal, pimenta e vinagre balsâmico qb.

Descascar e partir as beterrabas em cubos. Levar a assar em papelote (papel vegetal ou de alumínio) temperadas de sal, pimenta, azeite, vinagre balsâmico e com os alhos espalmados. Deixar assar no forno a 200ºC até que a beterraba fique bem branda. Entretanto, cozer o esparguete em água temperada de sal. Quando a beterraba estiver bem assada, triturar com a varinha mágica e rectificar os temperos, acrescentando também o sumo de lima. Juntar este creme ao esparguete cozido al dente e escorrido, envolvendo cuidadosamente até ficar com a cor da beterraba. Servir acompanhado de queijo fresco e pinhões.




Experimente e bom apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 27 de abril de 2013

A Few of My Favourite Things | 11


Sei que esta flor não é uma magnólia, mas sempre que olho a foto, evoco o dia em que a fotografei e lembro-me desta música de david Sylvian... The Scent of Magnolia.

Acho que já aqui vos mostrei uma vez o trabalho de Sonia Jansson. Hoje sugiro esta apresentação de algumas das histórias que ela tem fotografado.

Deixo-vos dez imagens como as crianças dormem no mundo. Tocante!

E neste site podem ver dez fotos em que figuras públicas fazem figuras tolas. Algumas não estava à espera!

Para se maravilharem com os mundos encantados criados pela fotógrafa Catherine Nelson só têm de visitar este site.

Está aí o novo número da revista Cuquin, desta vez com o tema de capa dedicado ao arroz.

Eu não sou muito chegada num hamburguer, mas estes são mesmo originais, não acham?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Bolachinhas de Limão com Sementes de Papoila



Gosto sempre de ter umas bolachinhas caseiras para enviar nos lanches escolares e, na verdade, tanto o meu filho como os seus amigos já contam com a presença destas guloseimas. Esta semana fiz umas fornadas de bolachinhas de limão com sementes de papoila e enchi um saco de propósito para ser partilhado com os colegas. Sucesso garantido!

Estas bolachinhas foram inspiradas por uma receita participante ao Vamos Fazer Bolachas! do mês passado. Os Biscoitos do Céu apresentados pela Roseli, com uma alteração aqui outra ali, resultaram nestas bolachinhas que cortei com uma forma bem pequenina e que se comem de uma dentada.




Ingredientes:
150 g de açúcar
150 g de manteiga
1 ovo
300 g de farinha
1 colher de chá de fermento
Raspa de 1 limão
1 colher de sopa de sementes de papoila

Misturar os ingredientes secos e a raspa de limão. Cortar a manteiga em cubos e esfarelar junto da farinha e do açúcar até estar bem incorporada. Bater ligeiramente o ovo e acrescentar à massa, amassando até obter uma mistura homogénea. Formar uma bola e colocar no frigorífico (geladeira) durante pelo menos uma hora. Estender a massa numa superfície enfarinhada até apresentar cerca de meio centímetro de espessura. Cortar com a forma à sua escolha e levar a cozer em forno aquecido a 180ºC num tabuleiro forrado com papel vegetal. Deixar dourar ligeiramente e retirar do forno, deixando arrefecer sobre um rack metálico.



Seja para levar para a escola ou para acompanhar um café ou um chá, estas bolachas são deliciosas e ligeiramente crocantes, satisfazendo até os mais exigentes.

Mas não há como experimentar, por isso mãos a obra e bom apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Vamos Fazer Bolachas! - Round-up Abril

E cá estamos de volta, no dia marcado, para fazer o balanço do Vamos Fazer Bolachas! de Abril.

Sob o signo dos frutos, o limão foi rei e senhor, logo seguido pelos frutos vermelhos que também marcaram uma forte presença. Combinados com o forte aroma do gengibre ou adornadas com sementes de papoila, as bolachas, biscoitos e bolinhos, encheram as casas dos blogs participantes de doces fragrâncias e deixaram a mesa de Abril do Vamos fazer Bolachas! muito bem composta.




Tivemos veteranos do desafio e também alguns estreantes. A todos o meu sincero agradecimento pelas vossas participações e pelo carinho que sempre me dispensam. E agora, que já estamos todos de água na boca, Vamos Saborear Bolachas!



A Mané e o Mel, do blog O Bolo da Tia Rosa, foram os primeiros a chegar e vieram directos da cozinha onde  fizeram estes apetitosos Palmiers de Limão. Já comia um (ou mais)!!!





A Paula, do blog Doce Mais ou Menos, tirou do forno uns belos Biscoitos de Azeite e Laranja. Tão bons!





O blog Cozinhar Sem Lactose trouxe umas deliciosas Bolachas de Chocolate com Recheio de Morango! Gostam, nao gostam? Siiimmm!!





A Isabel, do blog O Sítio das Delícias, trouxe estas Bolachas com Morangos. Lindas, não são?



A Gila, do blog Flores de Oliveira, presenteou-nos com estes apetitosos Shortbreads de Limão, Gengibre e Sementes de Papoila. Podiam ser melhores? Não acredito!





A Lua, do blog As Fases da Lua, trouxe estas deliciosas Bolachas de Limão e Gengibre. Benvinda Lua e que esta seja a primeira de muitas participações.





Outra cara nova no Vamos Fazer Bolachas!, a Filipa do blog As receitas da Minha Cozinha, chegou com umas originais Bolachas de Framboesa com Sementes de Papoila. E que cor e sabor que elas têm!





A Mena, do blog As Aventuras de Uma Mamã, trouxe estes Bolinhos de Pêra e Merengue de Limão. Nao há dúvida que são de fruta e que parecem deliciosos!




Veio de Espanha mais uma estreia no Vamos Fazer Bolachas! O blog Dulces Frivolidades publicou a receita passo a passo para fazer estas giríssimas Bolachas de Melancia, que não só parecem como sabem a este delicioso fruto. Lindas!



A Lenita, do blog Tentações Sobre a Mesa, trouxe uns fantásticos Biscoitos de Framboesas e Mirtilhos. Lindos e deliciosos como ela sabe fazer!




 A Joana, do blog Entre Tachos e Sabores, trouxe uns perfumadíssimos Biscoitos de Especiarias e Laranja! Vamos provar?




E no último minuto, chegou a Carla Sofia, do blog A Madeirense Carla Sofia, com estas deliciosas Bolachinhas de Limão! Impossível não gostar.



Todas estas delícias vieram juntar-se à proposta do Cravo & Canela para este mês: uns perfumados Crinkles de Limão que deram o mote ao desafio.

Dia 1 de Maio chega mais um desafio. Somos trabalhadores mas também somos gulosos, por isso a palavra de ordem é: Vamos Fazer Bolachas!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Bolo Marroquino de Laranja e Um Aniversário



Ontem foi o 15º aniversário do meu filhote e queria fazer um bolo pequeno mas diferente para servir no final do jantar em família.



Uma foto do blog Cozinhar Sem Lactose chamou-me a atenção para este Maroccan Orange Cake publicado pelo blog  Kitchen Confidante. Estava encontrado o bolo e foi certamente uma excelente escolha, pois o bolo é delicioso.





Ingredientes:
(Para o Bolo)
1/2 chávena (125 ml) de miolo de pão moído(usei pão italiano sem côdea que é um pão mais parecido com o pão alentejano)
1 chávena (250 ml) de miolo de amêndoa moído (não retirei as peles)
1 colher de chá de fermento
1 chávena (250 ml) de açúcar
4 ovos
100 ml de óleo
Raspa de 1 laranja
Raspa de 1 limão (siciliano)

(Para a Calda)
Sumo de 1 laranja
Sumo de 1 limão
4 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de Grand Marnier
1 Pau de canela
2 cravos de cabecinha (cravos da Índia)

Juntar as raspas de laranja e limão ao açúcar e mexer bem de forma a libertar os respectivos óleos aromáticos. Acrescentar os ovos e bater até obter uma mistura homogénea, cremosa e leve. Acrescentar o óleo vegetal e bater mais um pouco. Adicionar o fermento, o miolo de pão e a farinha de amêndoa. Envolver bem. Untar uma forma redonda de fundo amovível com cerca de 20 cm de diâmetro. Nesta forma fica mais baixo e parecido com uma tarte, sendo a dimensão ideal para efectuar a cozedura deste tipo de bolo. Como queria que ficasse com ar de bolo, utilizei uma forma com um diâmetro menor. Por isso ou porque abri a porta do forno a meio da cozedura (totó!) abateu um pouco no centro (ups!). Levar a cozer em forno aquecido a 180ºC até que ao ser picado com um palito este saia seco. Enquanto o bolo coze, preparar a calada com o sumo de citrinos, o açúcar, o licor de laranja e as especiarias. Para os mais gulosos sugiram que sigam a receita original que prevê mais açúcar. No entanto este deverá ser sempre regulado, caso a caso, em função do gosto do cozinheiro e do grau de acidez dos frutos. Deixar reduzir, retirar o pau de canela e os cravos e regar o bolo que ainda deve estar quente. Quando desenformar o bolo, fure a superfície com um palito para que a calda penetre bem no bolo, humedecendo e acrescentando ainda mais sabor ao miolo.






O bolo fica com uma textura suculenta, saborosa e rica, em que o sabor das amêndoas se mistura com o travo dos citrinos. Ontem estava muito bom e hoje ainda está melhor! Como já comi três fatias e já resta muito pouco receio que não venha a ser capaz de vos relatar quão magnífico fica ao fim de três dias!


Mas só por isso não deixem de o fazer e tentar esperar... se conseguirem!

Bom apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Lombinhos de Leitão com Chimichurri


O chimichurri é um molho à base de salsa, alho, cebola, tomilho, orégano, pimenta vermelha moida, pimentão, louro, pimenta do reino negra, mostarda em pó, aipo, vinagre, limão  e azeite  para preparar churrasco ou acompanhar outras comidas.

O molho é tradicional da Argentina e do Uruguai, sendo usado principalmente para fazer churrascos. Pode ser usado tanto para deixar a carne de molho antes de fazer o churrasco (marinada), como para molhar a carne enquanto está sendo assada, ou mesmo para temperar depois de pronta.

Para preparar estes lombinhos de leitão grelhados usei o preparado de ervas e especiarias desidratado, a que juntei azeite, vinagre e sumo de lima. Este molho temperou a carne doce do leitão tanto na marinada como enquanto os lombinhos eram grelhados.




Ingredientes:
4 lombinhos de leitão
Sal qb.
2 colheres de sopa de  chimichurri desidratado
2 colheres de azeite
1 colher de vinagre de cidra
2 colheres de sumo de lima

Temperar os lombinhos com sal. Misturar bem os restantes ingredientes para formar o molho chimichurri. Com dois terços do molho, temperar bem a carne e colocá-la num recipiente tapado ou num saco de plástico. Guardar no frigorífico (geladeira) e deixar marinar por cerca e duas horas. Levar a grelhar (desta vez usei a chapa) e ir pincelando a carne com o resto do molho à medida que esta vai secando. Uma vez a carne bem cozinhada, terminar com o resto do molho antes de servir.






Acompanhados com uma bela salada, estes lombinhos são uma refeição deliciosa, com a sua carne tenra e bem temperada.

Bom apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 16 de abril de 2013

Polvorones de Naranja para Frida Kahlo




A minha convidada chegou a meio da tarde, resplandecente sob o sol, no seu estilo único e tão pessoal. As roupas coloridas, as tranças enfeitadas, a dor reprimida atrás do sorriso franco e a paixão a bailar-lhe nos olhos de cada vez que falava de Diego.



A bela e enigmática Frida, a original e carismática pintora mexicana, estava ali, vibrante e forte como a natureza. A tarde estava amena, a luz brilhante e ficámos no jardim a ver os micos correr sobre os fios do telefone, lá fora na rua. As borboletas enchem os canteiros e as libélulas fazem voos rasantes sobre a água. As andorinhas que nunca partem, cantam no beiral do alpendre.

Admirei o seu toucado e Frida ajudou-me a entrançar o cabelo com fitas e flores. Ataviadas de colares e pulseiras, comemos os polvorones de laranja, seus bolos favoritos desde os tempos de infância em que a mãe os fazia. Para beber, agua fresca de melancia, essa bebida tão mexicana. Ficámos a falar dos nossos amores e a trocar receitas  até ao sol se por e os morcegos virem esvoaçar em torno das nossas cabeças.






Ingredientes:
125 g de manteiga à temperatura ambiente
100 g de açúcar
1 gema de ovo
raspa e sumo de uma laranja
250 g de farinha
1 colher de chá de fermento

Bater a manteiga com o açúcar até obter uma mistura cremosa e homogénea. Acrescentar a gema e continuar a bater. Adicionar as raspa de laranja e o sumo coado, misturando bem. Por fim, envolver a farinha com o fermento. Levar a massa ao frigorífico (geladeira) durante uma hora. Estender a massa, com cerca de meio centímetro de altura e cortar bolachas redondas que se levam a cozer em forno aquecido a 200ºC. Retirar ainda louras e deixar arrefecer sobre um rack metálico. Os mais gulosos podem ainda polvilhá-las com açúcar em pó.





Frida Kahlo, a sua vida e a sua obra, tocam-me há longos anos, pelas suas imagens perturbadoras, transbordantes de dor, mas também de força e apego à vida. A paixão que a movia, pelos que amou, pela pintura, pela sua terra e pela cozinha é verdadeiramente inspiradora.

A frase que nos deixa na natureza morta tão cheia de cor que quase fantasiamos poder adivinhar a doçura das melancias, nessa obra do final da sua vida, numa fase tão cheia de sofrimento, é o espelho da mulher que Frida foi até ao fim.

Viva la Vida!

Com esta receita participo na iniciativa "Convidei para Jantar..." este mês dinamizado pela Guida, sob o tema Pintores.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Bolachas de Laranja



Este mês estamos sob o signo das bolachas de frutos e, assim, continuo a fazer experiências para encontrar a bolacha perfeita!

No início da semana fiz estas bolachas de laranja e, como o tempo enublado fosse adiando a sessão fotográfica, ontem vi-me com quatro bolachas na lata e a necessidade urgente de fotografar independentemente das condições climatéricas.

Com forte sabor a raspa de laranja e a canela, estas bolachas evocam a época natalícia e já estou a planear fazê-las com formatos de rena ou de pinheiro. Entretanto, souberam-nos às mil maravilhas neste Outono que mais parece um fim de Primavera.






Ingredientes:
100g de manteiga
100 g de açúcar
150 g de farinha
1 colher de chá de fermento
1 colher de cha de canela
1 pitada de sal
raspa de uma laranja

Misturar todos os ingredientes secos e a raspa de laranja. Juntar a manteiga cortada em pequenos cubos e amassar até obter uma massa macia mas que não agarre às mãos. Se estiver muito pegajosa, juntar um pouco mais de farinha, se estiver muito seca, acrescentar uma colher de sopa de sumo de laranja. Sempre que acrescente algo à receita, deverá fazê-lo em pequenas quantidades para obter o ponto certo da massa. Estender a massa com um rolo sobre uma superfície enfarinhada e cortar as bolachas no formato pretendido. Levar a cozer em forno aquecido a 180º, num tabuleiro forrado com papel vegetal. Deixar dourar ligeiramente e retirar do forno, deixando arrefecer uns minutos sobre o tabuleiro. Passar depois para um rack metálico até esfriarem completamente.



As últimas quatro bolachas seguiram hoje no lanche da escola e aposto que à hora a que escrevo este post já passaram à história!

Já fizeram as vossas bolachas esta semana?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 9 de abril de 2013

Bolo de Bolacha



Já sabem que não sou muito gulosa e que o perímetro crescente da minha cintura me aconselha a comer cada vez menos coisas doces e cheias de gordura.

Por isso, venho aqui afirmar, solenemente, que este bolo de bolacha que vos mostro não foi feito para meu deleite, mas sim para agradar ao maridão que tem um fraquinho por esta bomba calórica!

Eu fiz, ele comeu, agora publico e ficamos todos felizes. Vamos lá a isso!



Ingredientes:
2 embalagens de Bolacha Maria
4 gemas de ovo
125 g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
250 g de açúcar
1 caneca de café forte (usei expresso)

Bater a manteiga com o açúcar até obter um creme fofo. Juntar as gemas uma a uma, continuando a bater de forma a obter um creme macio e homogéneo. Molhar ligeiramente cada bolacha no café morno e formar uma flor sobre o prato de servir o bolo (sete bolachas). Passar uma fina camada de creme. Colocar uma segunda camada de bolachas seguida de uma camada de creme e proceder desta forma até acabar as bolachas, garantindo que fica com creme suficiente para barrar todo o bolo. Alisar bem a superfície e os laterais. Levar ao frigorífico e manter refrigerado.



Imagino que este bolo traz a todos lembranças da infância e das festas de aniversário desses tempos. Para a gente crescida, fica muito bem acompanhado por uma chávena de café expresso bem quente... não que eu tenha comido esta fatia e bebido o café depois de tirar as fotografias, mas imagino...

Bom apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Papas de Aveia e Linhaça Dourada com Maçã e Canela


Começo a semana com uma sugestão para um início de cada dia saboroso, saudável e cheio de energia!

Eu não sou uma pessoa de papas, mas estas papas de aveia feitas com maçã e canela, são uma delícia e têm-me acompanhado nas manhãs desta última semana. 



Para fazer este delicioso mingau usei uma mistura de aveia e linhaça dourada, dois grãos que, combinados, nutrem e contribuem para o bom funcionamento do organismo. A aveia é um grão integral, que constitui uma abundante fonte de fibras e proteínas, enquanto a linhaça dourada é rica em ómega 3 e 6, para além de também ser fonte de fibras, vitaminas e minerais.

As maçãs são ricas em fito-nutrientes e anti-oxidantes, ao mesmo tempo que têm poucas calorias e são ricas em fibras. Por sua vez, a canela activa os centros de saciedade do cérebro ao mesmo tempo que reduz os níveis de açúcar e de colesterol do sangue. Com uma combinação destas, só pode ser um bom início de dia, não acham?


Ingredientes:
(para uma pessoa)
1/2 maçã ralada (comam a outra metade crua, enquanto cozinham as papas!)
200 ml de sumo de maçã (sem açúcar, corantes ou conservantes)
1/2 colher de chá de canela (é a dose diária recomendada)
3 colheres de sopa de flocos de aveia e linhaça

Colocar num tacho a maçã ralada, a canela, o sumo de maçã e os flocos, misturar e levar a cozer em lume brando. Assim que levantar fervura, deixar cozer por 1 a 2 minutos (pode depender da marca dos flocos). Retirar do lume e comer à temperatura preferida.


Este mingau gostoso é tão bom quente como frio. Como não coze muito tempo, encontramos os pedaços de maça, e a aveia cozida com o sumo de maçã fica particularmente saborosa.

Boa semana e bom apetite!





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 6 de abril de 2013

A Few of My Favourite Things | 10



A música de hoje, pelo grande Yo-Yo Ma, serve de fundo para uma performance extraordinária de um artista que não conhecia - Lil Buck. Vale a pena!

Chegou a Primavera e com ela algumas revistas on-line. É o caso da  revista Sal y Pimienta e do tão esperado número de Primavera da Sweet Paul Magazine. Uma revista lindíssima, como sempre, cheia de receitas, ideias de decoração e de crafts. Vale a pena ver e rever!

Sabem como gosto de gatos! Quando vi estas fotos, tive de partilhar convosco.  Ao longo dos últimos treze anos a fotógrafa japonesa Miyoko Ihara tem fotografado a sua avó, Misao. Há cerca  de oito anos, a avó Misao encontrou um verdadeiro companheiro de vida, o gato Fukumaru, branco e com um olho verde e outro azul, com quem partilha o seu dia a dia. É esta forte cumplicidade que Miyoko espelha nas suas fotografias, reunidas em livro.  O livro está disponível na Amazon e podem ver algumas das fotos aqui.

Ainda na área da fotografia, trago-vos o trabalho absolutamente incrível do fotógrafo londrino Gavin Hammond, que também é escritor, produtor, músico, cineasta, poeta.  Gavin apresenta uma série de fotos da cidade de Londres reflectida em poças de água. Espreite o site do artista e a sua página do Flickr, com toda a sequência de “London In Puddles”.

Já ouviram falar do projecto One Day on Earth? Esta iniciativa já teve lugar a 10.10.2010 e a 11.11.2011. Por todo o mundo pessoas gravaram durante esse dia e  essas filmagens foram editadas de forma a fazer um filme.Vejam o thrailer one day on earth 12.12.12! Ficamos a aguardar o filme!

Boa semana e bom mês de Abril!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Vamos Fazer Bolachas! - Abril




Novo mês, novo desafio! Abril é o primeiro mês que já começa na Primavera, há flores por toda a parte e novos frutos começam a surgir, plenos de cor e sabor. Nas despensas ainda guardamos os frutos secos do Verão passado. Já a antecipar a fartura do estio queremos encher as nossas casas com os aromas da estação.

Que melhor forma do que a cozer deliciosas bolachas com o sabor dos frutos? Com as raspas ou o sumo, de frutos frescos ou secos, com pedaços ou polpas, recheios ou coberturas, há mil e uma formas de trazer o perfume e o sabor da fruta para as nossas bolachas!

É com este desafio e este apelo à vossa imaginação que vos deixo neste mês de Abril! A partir daqui, a liberdade para criar  deliciosas bolachinhas é toda vossa. 

E como podem participar, perguntam aqueles que ainda não conhecem este desafio.

  • Todos os blogs que quiserem participar devem escolher uma receita, meter mãos à obra e cozer as bolachas durante a primeira quinzena do mês, para que até dia 20 todos os posts tenham sido publicados. 
  • Podem participar com receitas de bolachas (doces ou salgadas), biscoitos, palitos e bolinhos secos.
  • post deve fazer menção e apresentar um link para este post, que lança o desafio mensal, e uma mensagem com o nome do autor e o link do respectivo post deve ser deixada nos comentários. 
  • Não tem um blog, mas gostava de participar? Pode enviar a sua receita e respectiva foto que será publicada na página de Facebook do Cravo & Canela.
  • No dia 25 de Abril será apresentado o Round-up com todas as receitas participantes.


Para vos inspirar, trouxe estes perfumados e saborosos Crinkles de Limão (inspirados nesta receita da Mel)!  Conseguem sentir o aroma?






Ingredientes:
75 g de manteiga sem sal (à temperatura ambiente)
175 g de açúcar
1 colher de chá de açúcar baunilhado
1 ovo
Raspa de 1 limão
Sumo de 1/2 limão
1/4 de colher de chá de sal
225 g de farinha
1 colher de chá de fermento
100 g de açúcar em pó

Bater a manteiga com o açúcar e o açúcar baunilhado, até obter um creme fofo. Juntar o ovo e continuar a bater. Adicionar a raspa e o sumo de limão, mexendo bem. Juntar a farinha, o fermento e o sal, envolvendo cuidadosamente. Retirar porções de massa (uma colher de sopa, aproximadamente) e formar pequenas bolas que envolve no açúcar em pó. Colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal, mantendo um espaço mínimo de dois centímetros, uma vez que ao serem aquecidas, vão espalhar e crescer bastante. A cobertura de açúcar em pó é que irá dar o efeito craquelé da bolacha. Levar a cozer em forno pré-aquecido a 180ºC, durante cerca de 10 minutos. As bolachas devem ser retiradas bem claras, sem deixar que a orla comece a ficar dourada. Quando a cobertura de açúcar começar a ficar baça estão prontas para retirar.
  

As Crinkles não só são bonitas, com a sua crosta estalada, como são deliciosas, com o interior suculento de sabor e aroma a limão. Têm o sabor da Primavera e já nos fazem sonhar com o Verão!

Escolham o vosso fruto e Vamos Fazer Bolachas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...