terça-feira, 3 de maio de 2011

Bolo de Citrinos

Uma fatia de bolo quando chegamos a casa é sempre um conforto! E, quando estamos longe dos nossos amigos e da nossa família, ter algo doce por perto pode fazer-nos sentir um pouco melhor. Para não me sentir culpada, esta semana não fiz um bolo de chocolate (que são os meus favoritos) e inspirada por várias receitas que já tinha lido e pelos ingredientes disponíveis, resolvi fazer um bolo de citrinos. Consoante os gostos de cada um, podem optar pelo limão ou pela lima, se gostarem de um sabor mais ácido, ou pela  laranja se penderem mais para o doce.

Como temos duas árvores cheias de frutos maduros, decidi experimentar a fazer o bolo com limão caipira e com limão galego. Ambos são uma espécie de limas, enquanto o primeiro é mais achatado e cor de laranja, parecendo uma tangerina, o segundo é verde escuro e, quando bem maduro, com zonas mais amareladas. Encontrei um post com informação muito detalhada e interessante sobre estes limões, inclusivé com os nomes que têm nas diferentes partes do país. Vale a pena clicar no Blog da  Neide Rigo - Come-se - e ler o que ela tem a dizer sobre estes limões que já não aparecem nos mercados, mas que ainda despertam as lembranças de infância de muitos brasileiros.



Ingredientes:

3 ovos
150 g de açúcar
150 g de margarina
150 g de farinha com fermento (ou juntar fermento químico na quantidade indicada)
50 g de amêndoas moídas (depois de peladas)
Raspa de um limão
Sumo de dois limões
4 colheres de sopa de açúcar
Para decorar: casca e sumo de um limão ou laranja, açúcar qb

Bater os ovos com o açúcar, a margarina à temperatura ambiente e as raspas do limão, até formar um creme esbranquiçado. Juntar a amêndoa moida. Eu gosto de pelar as amêndoas na altura, escaldando-as com água a ferver, e moê-las depois num processador de alimentos. Por fim, misturar a farinha com o fermento, já sem bater muito. Colocar numa forma untada e polvilhada com farinha. É melhor escolher uma forma que não seja muito grande pois o bolo é pequeno. Levar a cozer em forno médio-alto.

Uma vez cozido, antes de desenformar, picar o bolo com um palito ou agulha de tricot e molhar com uma calda feita ao lume, contendo o sumo de dois limões e três ou quatro colheres de açúcar, consoante o gosto. Eu usei o sumo de um limão caipira e dum limão galego. Se preferir algo menos ácido, pode optar pela laranja.

Para decorar, cortei tiras finas da casca do limão que cozi em água e depois misturei com sumo e açúcar até ficar quase seco e com um ar caramelizado e brilhante. Enfeitei o cimo do bolo com este doce e polvilhei com açúcar. Para os mais gulosos, podem aumentar a porção de açúcar na calda ou não a colocar de todo.

Para todos, bom apetite!






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário