quarta-feira, 18 de maio de 2011

Uma Tomatada para o Almoço

A Tomatada é um "Comer Alentejano" que aprendi a fazer com a minha avó materna, a Avó Eugénia. Ainda muito pequena, ficava a observá-la a preparar a Tomatada que, nesses tempos ainda sem as máquinas eléctricas que hoje nos ajudam, levava uma boa parte da manhã. Eu ajudava a esfarelar o pão duro, com as mãos, até ficar em miolos finos. Via fazer o refogado de tomate que depois se moía no Passe-vite, e adorava o cheiro que saia do tacho e depois o sabor da Tomatada. Era para mim um prato especial, apesar da sua modéstia, e percebo hoje que para além de económico e delicioso é também bastante nutritivo e equilibrado, ao juntar os cereais provenientes do pão, que deve ser Alentejano ou um pão de farinha mais grosseira, os nutrientes do tomate, cebola, alho e azeite, e as proteínas dos ovos (a gordura também...mas também nada é perfeito!).


Ingredientes:
4 tomates maduros
1 cebola
4 ou 5 dentes de alho
1/2 kg de pão alentejano duro, sem côdea, esfarelado
6 ovos
sal qb
azeite qb

Faz-se um refogado com azeite, cebola e alho. Quando a cebola estiver transparente, junta-se o tomate, sem pele, sem sementes e partido em bocados. Deixa-se refogar e quando estiver praticamente desfeito, tritura-se com o auxílio da varinha mágica. Se não tirar a pele e as sementes, depois de triturado deverá coar por um passador de rede. Rectifique o tempero do molho de tomate. Entretanto, tirou a côdea do pão, cortou em quadradinhos e triturou no processador de alimentos (vulgo, 1-2-3), até ficar em migalhas finas. Adicionar o miolo de pão ao molho, dentro do tacho, e deixar aborver bem, mexendo com uma colher de pau. Numa tigela à parte, bater os ovos com sal. Acrescentar os ovos à mistura de pão e tomate e incorporar bem. Só depois de bem misturado, ligar o lume. Manter uma temperatura baixa e ir mexendo sempre, para cozinhar os ovos e secar a Tomatada. Está pronto quando começa a desagarrar do tacho. A partir dessa altura, deixa de mexer com a colher e começa a virar o "rolo" da tomatada balanceando o tacho, como se fosse uma omolete ou migas à alentejana, até ficar com o aspecto que se vê na foto.


É delicioso acompanhado com presunto (presunto de Parma), e/ou com salada,  podendo ser comido quente ou frio. Bom apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário