segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Estufado de Legumes com Penne para uma Segunda Sem Carne

Como já vem sendo habitual, esta segunda trago mais uma sugestão para uma refeição sem carne: um estufado de legumes com penne (é claro que pode ser qualquer outra massa que prefiram!)




A variedade de legumes traz uma riqueza de sabores e aromas que faz, mesmo aos mais amigos de carne, esquecer a sua ausência!

Pratos sem carne são uma delícia e além disso, a sua saúde, os animais e o planeta agradecem.

A ideia da Segunda Sem Carne (Meat Free Monday, no original) foi lançada em Junho de 2009 por Paul McCartney (Beatles) e vem sendo apoiada por diversas figuras públicas a nível mundial. Aqui no Brasil, o projecto viu o seu arranque em Outubro de 2009, fruto de uma parceria entre a Sociedade Vegetariana Brasileira e a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da prefeitura de São Paulo. Desde então tem vindo a estender-se a outras cidades e a contar com um apoio crescente da sociedade civil.

Foto

Com efeito, uma alimentação rica e com maior peso de vegetais favorece a prevenção de doenças crónicas e degenerativas, as doenças do foro cárdio-vascular, bem como diversos tipos de cancro e diabetes.

As dietas sem carne ou pobres neste tipo de alimento, são reconhecidas e aconselhadas por várias instituições de renome internacional no campo da saúde.O seu lema: Pelas Pessoas. Pelos Animais. pelo Planeta, justifica-se pelo impacto que o consumo de carne apresenta a estes três níveis e pela diferença que um dia em que cada vez mais pessoas evitem consumir carne e seus derivados pode ter!






Ingredientes:
1/2 embalagem de Penne
1 beringela
1/2 pimento verde
1/2 pimento amarelo
1/2 pimento vermelho
1 cebola
4 dentes de alho
100 g de tomate cereja
50 g de azeitonas verdes
1/2 l de molho de tomate caseiro
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
1 molhinho de manjericão
Azeite, sal e pimenta qb.

Cozer a massa (macarrão) em água temperada de sal, até ficar al dente. Partir as cebolas, alhos, pimentos e beringela em pedaços pequenos e estufar em azeite numa frigideira com tampa. Acrescentar o vinagre balsâmico e, quando estiverem quase cozidas, juntar o vinagre balsâmico e os tomates cereja partidos ao meio. Deixar estufar mais um pouco. Juntar o molho de tomate caseiro, as azeitonas, as massas, a pimenta acabada de moer e o manjericão. Deixar apurar e servir quente.



Bom apetite!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. Uma refeição saudável e animal free! É de louvar esta ideia. Eu adoro uma boa massa com legumes assim :) Faço imensas vezes para levar na marmita para o trabalho.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  2. Nós aqui tb gostamos muito dos legumes com massas. Por vezes junto um pouco de frango ou salmão, mas mesmo só assim já é muito bom! E é óptimo para comer mais tarde, porque até ganha sabor!
    Obrigada pela tua mensagem.
    Bjnhos

    ResponderExcluir
  3. Olá Manuela, descobri o seu blog através da Laranjinha e devo dizer que o achei muito interessante. É bonito essa partlha de culturas e de sabores e por isso passo a seguir-te.
    Eu gosto muito de comida vegetariana, não faço mais porque os meus homens(marido e filho) gostam muito de carne.
    Gostei do teu pratinho muito nutritivo e saudável.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Olá Susana,
    Sei exactamente do que fala. Aqui em casa também não posso eliminar a carne por completo porque os rapazes não permitem.
    Fico contente que goste do Cravo e Canela. Apareça sempre.
    Bjnhos

    ResponderExcluir