sexta-feira, 5 de julho de 2013

Arroz de Túberas


Hoje trago um ingrediente invulgar, mas bem característico aqui desta região do Alentejo. Bravias, as túberas apanham-se nos campos por volta do mês de Março. Arredondadas e relativamente rugosas, as túberas não são mais que trufas brancas, fungos que crescem sob a terra e cujo sabor e aroma terroso e rico, combina com diversas formas de confecção. Por aqui, fazem-se com ovos, arroz, migas ou sopas de pão e são deliciosas de qualquer destas formas.

Estas foram-me guardadas pela minha prima Manuela, que as partilhou comigo e me deu oportunidade de preparar este arroz de túberas que já me andava a apetecer há tanto tempo! Obrigada Manela...



Ingredientes:
200g de Túberas
1 cebola média
4 dentes de alho
1 folha de louro
1 molho de coentros
2 chávenas de arroz
azeite, sal e pimenta qb.

Arranjam-se as túberas (limpar e raspar a superfície, até ficarem esbranquiçadas) e cortar em fatias muito finas. Picar finamente a cebola e levar a refogar em azeite. Acrescentar os dentes de alho espalmados e a folha de louro. Quando a cebola estiver translúcida, acrescentar as túberas e deixar estufar dentro do tacho tapado e sobre lume brando, temperando com um pouco de sal. Se for necessário  acrescentar um pouco de água. Quando as túberas já estiverem um pouco cozidas, acrescentar o arroz e deixar cozinhar um pouco na gordura, antes de acrescentar a água que deverá estar quente. Rectificar o sal, juntar metade dos coentros finamente picado e deixar cozinhar o arroz, acrescentando água a pouco e pouco na medida em que seja necessário. Quando o arroz estiver praticamente cozido e só reste um pouco de caldo, acrescentar o resto dos coentros, temperar com um pouco de pimenta moída na altura e tapar o arroz já com o lume desligado para terminar a cozedura. Aguardar uns minutos e está pronto a servir.




As túberas têm sempre uma textura bem firme e um sabor terroso e rico, valendo a pena experimentar. Apesar de não serem muito baratas ou fáceis de arranjar, como deixam muito sabor não é necessário uma grande quantidade para ter um prato delicioso.

Com esta receita sem lactose e com este ingrediente invulgar, participo no passatempo do blog Cozinhar Sem Lactose.

Bom apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Vamos Fazer Bolachas! - Julho



E já estamos em Julho!

A cozinha do Cravo e Canela, de férias em Portugal (neste momento no Alentejo), vai estar num registo mais lento e confesso que pensei seriamente em interromper o Vamos Fazer Bolachas! este mês. Mas gosto tanto de receber as vossas receitas e belas fotos que não consegui resistir e lá vamos nós para mais umas fornadas.

Este mês sob o tema das férias, peço-vos aquela receita de bolachas para levar para a praia ou para o campo. Apesar do calor não apelar a fornos acesos, espero que pelo menos as mais persistentes não deixem de participar!

E como participar, perguntam alguns de vós que ainda não conhecem este desafio.

  • Todos os blogs que quiserem participar devem escolher uma receita, meter mãos à obra e cozer as bolachas durante a primeira quinzena do mês, para que até dia 20 todos os posts tenham sido publicados.
  • Podem participar com receitas de bolachas (doces ou salgadas), biscoitos, palitos e bolinhos secos.
  • O post deve fazer menção e apresentar um link para este post, que lança o desafio mensal, e uma mensagem com o nome do autor e o link do respectivo post deve ser deixada nos comentários.
  • Não tem um blog, mas gostava de participar? Pode enviar a sua receita e respectiva foto que será publicada na página de Facebook do Cravo & Canela.
  • No dia 25 de Julho será apresentado o Round-up com todas as receitas participantes.



Escrevo-vos este post ainda de avental, pouco depois de desligar o forno e fotografar estes Esses de Amêndoa e Limão tão perfumados e saborosos!

Ingredientes:
100 g de açúcar
200 g de farinha
100 g de amêndoa moída
Raspa e sumo de 1 limão
1 ovo
2 colheres de sopa de azeite

Misturar os ingredientes secos dentro de uma tigela. Adicionar a raspa de limão e misturar. Fazer uma cavidade no centro e adicionar o ovo batido, o azeite e o sumo do limão. Amassar bem. Pode necessitar de um pouco mais de farinha (dependendo do tamanho do ovo e do limão). Deixar repousar uma hora no frigorífico num recipiente tapado. Tender os esses, fazendo um pequeno rolo a que se dá a forma da letra. Levar a cozer em forno aquecido a 180ºC sobre um tabuleiro forrado com papel vegetal. Quando começar a ficar dourado na base está na hora de retirar do forno. Deixar arrefecer sobre um rack metálico.



Julho chegou com a força de um Verão escaldante, mas não devemos desanimar... Vamos Fazer Bolachas! com cheiro a Verão e sabor a férias!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...