terça-feira, 25 de março de 2014

Bolo de Amêndoa, Cream-cheese e Mirtilhos




Gosto muito de bolos com requeijão (que saudades das queijadas do meu Alentejo!). Por isso, quando vi a receita de Bolo de Mirtilhos e Requeijão da Laranjinha fiquei cheia de vontade de experimentar. Este foi um primeiro teste, pois por aqui não há o belo requeijão de leite de cabra ou ovelha que podemos encontrar em Portugal. 

O requeijão foi substituído por cream-cheese, acrescentei farinha de amêndoa (para compensar a falta do requeijão). Com uma alteração aqui e outra ali (menos açúcar e menos manteiga!), o bolo saiu bem gostoso. 

Bem, esqueci-me de passar os mirtilhos por farinha e foram todos para o fundo! Ninguém é perfeito, não é?






Ingredientes:
300 g de açúcar
raspa de 1 limão
4 ovos grandes (usei 6 ovos pequenos)
100 g de manteiga à temperatura ambiente
1 embalagem de cream-cheese
200 g de farinha
1 colher de sopa de fermento
100 g de amêndoas peladas e moídas
1/4 de colher de café de sal
250 g de mirtilhos
açúcar em pó para decorar

Misturar a raspa de limão com o açúcar. Partir a manteiga em pedaços pequenos e bater com o açúcar até obter uma mistura cremosa. Juntar as gemas, uma a uma, e bater bem. Adicionar o cream-cheese e continuar a bater. Adicionar a farinha, a farinha de amêndoa, o fermento e o sal, mexendo sem bater muito a massa. Bater as claras em castelo e passar os mirtilhos por farinha (por favor, não se esqueçam, senão vão para o fundo do bolo como aconteceu com o meu). Envolver as claras e os mirtilhos (deixar uma mão cheia) com o resto da massa, até obter uma distribuição homogénea. Deitar a massa na forma e deitar os restantes mirtilhos por cima. Levar a cozer numa forma untada e polvilhada de farinha, em forno aquecido a 180ºC. Deixar arrefecer antes de tirar da forma. Polvilhar com açúcar em pó antes de servir.



(English)

Almond, Cream-cheese and Blueberries Cake


I really like cakes with "requeijão"(a sort of cottage cheese from Portugal, made with goat or sheep milk). So when I saw this recipe from the blog Cinco Quartos de Laranja, I had to to try it. This was a first test, because here in Brazil there is no "requeijão". I'll try it again wen in Portugal.

The "requeijão" was substituted with cream cheese and I added almond flour. With a change here and there (less sugar and less butter !), the cake came out pretty tasty.

Well , I forgot to pass the blueberries with flour and they get all in the bottom of the cake! Nobody's perfect!

Ingredients:
300 g sugar
zest of 1 lemon
4 large eggs (I used 6 small eggs )
100 g of butter at room temperature
1 package of cream cheese
200 g flour
1 tablespoon of baking powder
100 g of peeled and crushed almonds
1/4 teaspoon of salt
250 g of blueberries
powdered sugar to decorate

Mix the lemon zest and sugar. Break the butter into small pieces and beat with the sugar until the mixture is creamy. Add the egg yolks, one at a time, and beat well. Add the cream cheese and continue beating. Add the flour, almond flour, baking powder and salt, stirring in the batter. Whisk the egg whites firmly and pass the blueberries with flour ( please do not forget , if not they go to the bottom of the cake as they did in mine). Involve the withes and blueberries ( leaving a handful ) with the rest of the dough until you get a homogeneous distribution. Pour the batter into the pan and pour the remaining blueberries on top. Lead to bake in a greased and floured baking pan in heated oven at 180 º C. Allow to cool before removing from the pan. Sprinkle with powdered sugar before serving. 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

10 comentários:

  1. Querida Manuela,
    o bolo ficou com muito bom aspecto. Parabéns.
    Fico muito contente que tenhas gostado.
    Um grande beijinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Isabel,
      Este ficou bastante bom e estou desejosa de experimentar a tua receita.
      Bjnhos

      Excluir
  2. Eu adoro tudo o que é bolo com mirtilos, acho-os fantásticos...não imaginas a vontade que fiquei de provar uma fatia desse bolo lindo!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Perfeita combinação de igredientes! ;)
    Muita muita curiosidade, gostei muito!

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  4. Ficou lindo, Manuela e deve ser delicioso. Fiquei a salivar só de olhar para as imagens e fiquei com vontade de fazer este bolo da Laranjinha. ;)
    Beijinho.

    ResponderExcluir
  5. Mas que lindo ficou esse bolo, tão guloso!
    Gostei bastante do aspecto interior.

    ResponderExcluir
  6. Que bolinho bom, eu gosto deles com requeijão e quando não tenho troco por ricotta que todos adoram.
    Um interior bem guloso.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Huum, parece delicioso! Eu adoro mirtilos e é bom saber que se pode usar o cream cheese pra subtituir o requeijao, pois aqui na Alemanha eu também nao o encontro. Mas eu só conheco o requeijao brasileiro, agora que voce falou do requeijao do alentejo me deu uma vontade de experimentar. Deve ser divino!

    ResponderExcluir
  8. A mim soa a bolo bom!
    Amêndoa e mirtilos, com rqueijão ou sem ele, fica sempre bem :)
    Adorável e delicioso.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir