sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Pasta de Atum

Neste passado feriado (aqui no Brasil o feriado é no dia 2 de Novembro), juntámos um pequeno grupo de amigos para um churrasco aqui em casa. Para o povo Brasileiro, muito amigo de conviver e de receber, o churrasco é uma instituição! A boa carne grelhada, a cerveja gelada, os acompanhamentos, a boa música, a amizade e a alegria de viver, são os seus elementos chave... E nós já nos rendemos a este modo de vida!

É claro que, como bons Portugueses, não nos faltou o vinho, alguma música portuguesa (até para dar a conhecer a um amigo dinamarquês que nos visitava!), as saudades de casa, os comentários sobre a crise (o nosso lado fatalista, tendo por fundo a voz de Marisa!) e os elogios às coisas boas que Portugal tem e que aqui não se encontram tão facilmente e, pior, tão baratas!!!!



E vêm à baila o vinho, o azeite, os queijos, o peixe... Até o nosso atum em lata que, refúgio do pobre para ter peixe, é cada vez mais reconhecido como um alimento rico e importante. Neste almoço, esteve presente logo à entrada, sob a forma de uma pasta, tendo sido o preferido entre os ovos de codorniz (codorna) e os pastéis de queijo!

Trata-se de uma receita muito simples, rápida e económica, que faz sempre um sucesso em qualquer reunião de amigos. Acompanhada de pequenas tostas, é uma delícia para ir petiscando. Num pic-nic pode ser adaptada para recheio de sanduíches, onde acompanha rodelas de tomate ou ovo cozido e alface.

Ingredientes:
1 lata de atum de boa qualidade (em tranche)
1 ovo cozido
8 colheres de sopa de maionese
pimenta

Triturar o atum no processador de alimentos (vulgo, 123), fazer o mesmo com o ovo. Juntar os vários ingredientes e misturar bem, de forma a obter uma pasta homogénea.  Guardar no frigorífico (geladeira) até à hora de servir.



Acompanhar com pão ou com tostas pequenas.

Bom apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário