sábado, 19 de novembro de 2011

Lasanha de Salmão com Azeitonas

Cozinhar catorze refeições por semana (ou pelo menos sete, para os que almoçam fora!) dá à maioria de nós bastante em que pensar, para não se estar a fazer sempre o mesmo, para jogar com os ingredientes disponíveis na época ou na zona em que habitamos, para termos refeições saudáveis e equilibradas e, nestes tempos mais difíceis, para termos na mesa algo agradável e apetitoso com um orçamento razoável.

No meu caso pessoal, devo confessar que não sou daquelas pessoas maravilhosamente organizadas que, na sexta-feira, sabem o que vão cozinhar na semana seguinte (mas gostava!). Funciono mais de improviso, em função do que encontro com melhor aspecto e de novidade no mercado de frutas e legumes, do facto de encontrar peixe fresco que me satisfaça, e até do que está a ficar maduro na horta.

Esta lasanha surgiu de uma dessas inspirações momentâneas! É uma dessas receitas que se vão construindo com base nos produtos disponíveis, no conhecimento de algumas combinações que já se sabe como funcionam e que voltam a ligar bem e a deixar-nos satisfeitos. Passada de forma positiva pela crítica cá de casa, partilho-a convosco.




Ingredientes:
500 g de lombo de salmão
75 g de azeitonas verdes sem caroço
1 alho francês (poró)
1 cebola roxa grande
4 dentes de alho
1 embalagem de folhas de lasanha fresca
5 dl de molho de tomate caseiro
Parmesão ralado para decorar
Azeite, sal e pimenta qb

Refogar, em azeite, o alho francês, a cebola e os dentes de alho, finamente picados. Quando as cebolas começarem a ficar translúcidas, juntar o salmão, previamente temperado de sal (durante algumas horas) e cortado em cubos. Deixar estufar, em lume brando, tapando a frigideira. Quando estiver cozinhado, temperar de pimenta, moída na altura e juntar as azeitonas cortadas em rodelas. Envolver e deixar ao lume durante dois ou três minutos para integrar os sabores. Preparar a lasanha, alternando placas de massa com a mistura de salmão e terminando com uma placa de massa. Cobrir com o molho de tomate caseiro e levar ao forno (180 a 200º), permitindo cozer a massa e secar um  pouco o molho. Retirar do forno imediatamente antes de servir, polvilhando com parmesão ralado.



Deliciosa e nutritiva, é uma forma gostosa de levar os menos apreciadores de peixe a comê-lo sem dificuldade. Espero que gostem!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário