segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Estufado Mediterrânico com Soja para uma Segunda Sem Carne


Nunca houve tanta fartura de carne e produtos de origem animal como acontece actualmente no mundo ocidental. Também os seus preços apresentam minímos históricos face aos rendimentos das populações. Mas à custa de quê e com que consequências?

A acessebilidade a estes produtos de que gozamos hoje obteve-se à custa de produções e capturas massivas dos animais, nas quais, com o intuito de reduzir os custos, são frequentemente esquecidos os mais elementares preceitos de respeito e compaxão por outro ser vivo.

Por outro lado, o volume de criação animal é, hoje em dia, uma das principais fontes de emissão de carbono, com o consequente impacto para a saúde do planeta.

Em terceiro lugar, e não menos importante, a dieta ocidental, extremamente rica em proteínas e gorduras animais, apresenta sérias consequências para a saúde humana com urge evitar.


Por tudo isso, com o lema "Pelas Pessoas, Pelos Animais, Pelo Planeta" surgiu o movimento Segunda Sem Carne (Meat Free Monday). Com a premissa de que, se todas as famílias, evitarem consumir carne ou outros produtos de origem animal nem que seja uma vez por semana, o impacto irá sentir-se a estes vários níveis. Neste sentido, alguns Blogs em Portugal e noutros países, estão a apresentar receitas sem carne capazes de agradar aos paladares daqueles que não estão habituados uma dieta vegetariana.

De inspiração mediterrânica, com predominância de legumes coloridos e de massa, mas sem perder proteínas graças ao granulado de soja, trago-vos um estufado bem saboroso e nutritivo, que certamente vai agradar a toda a família.



Ingredientes:
75 g de mini beringelas ou 1 beringela média
1/2 pimento amarelo
1/2 pimento encarnado
2 pimentos cumbuca ou 1/2 pimento verde
1 cebola
4 dentes de alho
1 molhinho de mangericão
25 g de azeitonas verdes sem caroço
75 g de tomate cereja
50 g de granulado de soja (proteína de soja texturizada)
5 dl de molho de tomate caseiro
2 colheres de chá de vinagre balsâmico
1/2 embalagem de massa (grano duro) da vossa preferência
Azeite, sal e pimenta qb

Hidratar a soja durante alguns minutos até que todos os pedaços já não apresentem partes secas e duras. Lavar e arranjar os legumes, cortando em pedaços não demasiadamente pequenos. Levar a cebola, o alho, os vários pimentos e a soja (espremer bem a água) a estufar, em lume brando, numa frigideira tapada . Temperar de sal, pimenta e vinagre balsâmico e juntar as folhas de mangericão, deixando algumas para decorar. Quando a cebola já estiver transparente, juntar o molho de tomate e deixar estufar lentamente para misturar bem os sabores. Numa panela ferver água temperada com sal e juntar a massa. Deixar cozer até estar al dente, retirar com uma escumadeira e juntar à mistura de legumes e soja. Acrescentar os tomates cereja cortados ao meio e as azeitonas cortadas em rodelas. Tapar e deixar cozinhar por mais alguns minutos. Servir quente com algumas folhas frescas de mangericão.


Ficou muito saboroso com os aromas bem impregnados na massa e na soja.

Bom apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Olá!
    Já conhecia o movimento, e acho muito be que se reduza o consumo de carne. Eu deixei de comer carne por completo há anos, mas ainda cozinho ainda um par de vezes por semana para o viking.
    Gosto tanto das tuas tigelinhas :)
    O teu blogue está a ficar cada vez mais bonito.
    bjs

    ResponderExcluir