segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Gnocchi de Abóbora Assada para uma Segunda Sem Carne

Alimentar é proteger e confortar! É também trazer novos sabores e combinações. Abrir a mente dos que nos rodeiam a novas experiências. É por isso que gosto de ir testando novos sabores, texturas e aromas.

Na senda das massas recheadas, temos aqui uns gnocchi recheados com abóbora assada.




A abóbora assada ganha doçura e sabor, e a sua cor, textura e aroma, dão um ar outonal a este prato. Os gnocchi são bem grandes, e o acompanhamento de molho de tomate dá aquele toque saboroso que tanto nos agrada aqui em casa.





Ingredientes:
Para a Massa
4 batatas de tamanho médio
1 ovo
1 1/2 chávena (chícara) de farinha
3 colheres de sopa de margarina
Sal qb

Para o Recheio
200  g de abóbora cortada em cubos  
150 g de mozzarella de búfala curado, picado em cubinhos pequenos
Sal, pimenta, sementes de coentros e azeite qb

Para o Molho e decoração
200 ml de Molho de Tomate Caseiro
100 g de queijo parmesão ralada na altura


Descarcar e cozer as batatas em água temperada de sal. Depois de cozidas, reduzir a puré com um espremedor de batatas, ou com um passe-vite. Juntar a margarina e o ovo batido e amassar bem. Ir juntando, gradualmente, a farinha (pode não ser necessária toda, ou precisar de mais um pouco) até a massa descolar das mãos, devendo ser bem maleável, mas não excessivamente seca. Separe porções que permitam fazer uma bola com cerca de 4 cm de diâmetro. 

Leva-se a abóbora a assar no forno, com o azeite, um pouco de sal a pimenta e as semente de coentros. Reduz-se a puré (usei o espremedor de batatas, pois permite dispensar o excesso de líquido e as fibras mais duras). Misturam-se os dois ingredientes do recheio e abre-se cada porção de  massa  para colocar a mistura de abóbora e mozzarella, voltando a fechar bem depois, de modo a que o recheio fique bem selado no interior da massa.

Depois de recheados, coloca-se água a ferver, temperada de sal e quando esta estiver bem quente juntam-se os gnocchi. Quando cozidos, estes vêm à superfície. Devem ser retirados e colocados num prato de servir. Vão-se cozendo os gnocchi em porções (não devem ser deitados todos na panela ao mesmo tempo).

O molho de tomate caseiro, é feito com um refogado de azeite, cebola, alho e tomate maduro, temperado com ervas variadas





Geralmente, antes de trazer para a mesa, levo o prato de servir ao forno, com os gnocchi já cobertos de molho e de queijo ralado para gratinar um pouco. Junto o parmesão, imediatamente antes de servir.



Espero que gostem!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. Um prato que comeria e repetiria com certeza! Está lindo, as cores dão uma sensação de conforto e quente :)
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Ginja, eu também estou a ficar fan dos gnocchi! É confort food no seu melhor.
    Bjnhos

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Olá Guiomar,
      Gnocchi é uma massa italiana feita à base de batata. Não existe uma tradução para a palavra. Também pode encontrar escrito como nhoques (no Brasil é comum). Os mais simples não são recheados e acompanham com molho de tomate. Tem uma forma arredondada ou de rolinho cortado em pedaços. Neste prato usei a massa dos gnocchi e recheei.
      É muito bom.
      Espero ter respondido de forma simples à sua questão.
      Bjnhos,

      Manela

      Excluir